O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Mecanismo de Antikythera, o primeiro computador da história?

O artefato foi encontrado há mais de um século, mas só agora, com novas técnicas de pesquisa, foi totalmente revelado. O Mecanismo de Antikythera, considerado por muitos o computador mais antigo da história, foi feito por gregos no século II A.C., mas só foi encontrado em 1901 no local do naufrágio de um navio romano, em Antikythera, próximo à ilha de Creta.

Publicidade

Mecanismo de Antikythera

Com peças de bronze e base em madeira, o artefato possuía um complexo sistema de engrenagens que só foi igualado no início do século XX. Sua finalidade era calcular as fases da lua e a irregularidade de sua órbita, os eclipses solares e a localização exata de alguns planetas do sistema solar. Essas informações eram extremamente importantes para a sociedade da época devido a importância de suas atividades agrícolas e cultos religiosos.

O assunto só ressurgiu agora porque o jornal científico Nature publicou os estudos de um grupo de pesquisadores que conseguiu reconstruir todo o sistema de engrenagens virtualmente, com a ajuda de tomografias, raio-X e mapeamento de imagem. Além disso, obteve grande sucesso em decrifrar as inscrições contidas no objeto: parece que 95% do escrito foi recuperado e decifrado, mas seu conteúdo ainda não foi divulgado oficialmente.

Se o assunto realmente interessou, você pode ler informações bem detalhadas na “tia” Wikipedia e no The New York Times.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Você é um 'UnGoogleable'?

Próximo Artigo

YouTube chegará aos celulares em dezembro

Posts Relacionados