Em uma medida surpreendente, anunciada hoje através da divulgação da nova programação em 2007, a MTV Brasil informou que não exibirá mais vídeo-clipes. Portanto, programas como MTV Lab (poxa, desse eu gostava), Chapa Coco e até o Disk MTV, um dos mais antigos da casa, serão extintos.
Em seu lugar a MTV exibirá novos programas ao estilo do JornalMTV, com maior “informação jovem” e interatividade com os espectadores. Também serão exibidos desenhos animados, documentários, reality-shows e séries de ficção que terão horários fixados a partir de março, após o especial de verão da emissora.
Os vídeo-clipes passariam a ser exibidos no site da emissora, através do MTV Overdrive, que é show de bola apenas para os PC users. Nós, macmaníacos, ficamos a ver navios e uma tela com a seguinte mensagem:
FOI MAL!
Com o propósito de oferecer uma grande seleção de vídeo-clipes gratuitamente, o MTV Overdrive usa Windows DRM (Gerenciamento de Direitos Autorais Digitais) para protegê-los de redistribuição não autorizada.
Infelizmente, o plugin para Macintosh do Microsoft Windows Media Player não suporta Windows DRM. Se o suporte ao Windows DRM for disponibilizado para Macintosh, a MTV desenvolverá uma versão do MTV Overdrive que funcione em Mac.
E a maior parte da MTV utiliza Macs, lembrem-se disso.
A idéia de barrar os clipes da MTV é radical, mas bem fundamentada pelo diretor de programação Zico Góes, que disse que os vídeos não colaboram mais para a audiência pois os jovens não buscam mais a televisão para assistí-los, logo, não há mais futuro para esse espaço na TV.
Concordo. Não tem mais como uma emissora ficar centrada nos vídeo-clipes, sendo que qualquer internauta pode ter acesso ao clipe que quiser, no horário que desejar, acessando o YouTube e redes P2P.
A única coisa que espero é que não venham bombas ao estilo da MTV americana ou mesmo ao molde do novo Beija Sapo. Espero, sim, que venham programas divertidos e criativos como o Covernation e o programa do João Gordo, que é até nojento mas dá para chorar de rir. E seria a felicidade de muitos se voltassem a exibir o Beavis and Butt-Head ou o South Park, né não?
Surrupiado do Terra.