O melhor pedaço da Maçã.

Será que 800×600 pixels é passado?

Durante o último mês, realizamos uma enquete no BLOG.MACMAGAZINE onde perguntamos aos leitores qual a resolução de tela que usam em seus computadores principais. Os resultados são os seguintes:

Publicidade

Resultado da Enquete

Obter dados de que 1024×768 pixels é hoje a resolução mais utilizada no mundo não foi surpresa; interessante foi saber que muitos de nossos visitantes já contam com resoluções — e possivelmente, monitores — maiores, tal como obtivemos 28% das respostas de usuários de 1280×1024 e 1440×900 pixels, combinados. Muito bom.

Se desenvolver para a web é chato e complicado por causa dos trocentos browsers disponíveis no mercado — cada um com formas de renderizar páginas diferentes, outro dado que irrita bastante é o lento abandono da já antiga resolução 800×600 pixels. E, como podem ver pelas respostas, ela ainda é a 4ª mais presente, com 8% das respostas. Pode parecer um número baixo, mas não é totalmente desprezível. O legal é comparar as respostas de nossa enquete com os dados estatísticos que obtemos via Google Analytics:

Resoluções de tela no Google Analytics

Aqui a coisa ainda fica mais feia para nós. 18,63% dos leitores, de acordo com o sistema, usam máquinas com 800×600 pixels de resolução. Mesmo assim, é fato que esses números estão em declínio e, espero, daqui a 6 meses ou 1 ano já poderemos esquecer — claro, tudo depende do projeto em que se está trabalhando e de que público se trata — a parcela ínfima de usuários que ainda estarão usando essa resolução, para já passarmos a criar sites pensando em 1024×768 pixels.

Uma nova enquete já está no ar! Agora, queremos saber qual o navegador que vocês usam, votem na coluna lateral do BLOG. Mês que vem, veremos os resultados e, mais uma vez, compararemos com os obtidos através do Analytics. Obrigado à todos que participam!

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

O Sistema Operacional do Século XXI

Próx. Post

Conheça todos os ícones da nova suíte de aplicativos da Adobe

Posts Relacionados