O melhor pedaço da Maçã.

Emails revelam bastidores do primeiro SDK para iPhone

Steve Jobs e Scott Forstall

Em meio ao imenso imbróglio entre Apple e Epic Games, diversos emails do mais alto escalão das empresas vieram à tona, tais como esse e esse. Ainda ontem, nós comentamos sobre mais uma série de mensagens que revelaram os antigos planos da Apple de lançar um “Mac tablet” e um “iPod Super nano”, por exemplo.

Publicidade

Pois agora, uma nova leva de emails foi divulgada pela conta @TechEmails, no Twitter. Ambos os emails são de conversas entre o falecido cofundador e ex-CEO da Maçã, Steve Jobs, e o ex chefão do iOS, Scott Forstall.

Lançamento do SDK para o iPhone

Os primeiros emails dizem respeito ao rascunho de uma carta — posteriormente publicado por Steve no site oficial da Apple. O tópico em questão: o lançamento do SDK1Software development kit, ou kit de desenvolvimento de software. para iPhones.

Feedback de Scott Forstall em um rascunho de carta de Steve Jobs sobre o SDK.
14 de outubro de 2007

Caso você não lembre, durante a WWDC de 2007, Steve Jobs contou aos desenvolvedores que a Apple havia criado uma “solução doce” para que fizessem seus próprios softwares para o iPhone: os famosos web apps. A comunidade não recebeu muito bem a notícia.

Publicidade

Em meio às polêmicas sobre a ausência de uma verdadeira solução de aplicativos nativos no iPhone, Jobs queria se posicionar quanto a isso. Assim, decidiu explicar aos programadores o porquê de desenvolver um SDK para os iPhones ser uma tarefa muito difícil, afirmando que tal solução demoraria alguns meses para chegar:

Levaremos até fevereiro para lançar um SDK porque estamos tentando fazer duas coisas diametralmente opostas ao mesmo tempo — fornecer uma plataforma avançada e aberta para os desenvolvedores enquanto, ao mesmo tempo, protegemos usuários de iPhones de vírus, malwares, ataques de privacidade, etc. Essa não é uma tarefa fácil.

Forstall, por sua vez, deu seu feedback:

Com uma tela sensível ao toque e sem botões emparelhados com as incríveis APIs, acreditamos ter criado a melhor plataforma móvel de todos os tempos para desenvolvedores. Mas acho que a maior parte dessa mensagem positiva está perdida nesta declaração. A carta parece bastante defensiva sobre por que não agora e por que vai demorar um pouco. Acho que uma introdução e uma conclusão mais positivos podem ajudar muito.

Mesmo que Jobs tenha prometido o primeiríssimo SDK para fevereiro de 2008, as ferramentas para desenvolvedores atrasaram e só foram lançadas em março, tal como especulado naquela época.

Alerta de desenvolvedor não confiável no iPhone

A segunda troca de emails diz respeito a um alerta que supostamente apareceria quando um usuário baixasse apps que não fossem distribuídos pela App Store.

Steve Jobs e Scott Forstall decidem sobre cópia de alerta
17 de maio de 2008

Dentre as mensagens, Forstall escreveu para Jobs:

Publicidade

Aqui estão duas opções para o primeiro alerta quando você executa um aplicativo não distribuído pela App Store: “O aplicativo ‘Monkey Ball’, do desenvolvedor ‘Sega’, não veio da App Store. Você quer abri-lo?” ou “Tem certeza de que deseja abrir o aplicativo ‘Monkey Ball’ do desenvolvedor ‘Sega’?”

Jobs deixou a decisão toda para Scott, que respondeu:

Destes dois, prefiro o segundo, mais simples. “Tem certeza de que deseja abrir o aplicativo ‘Monkey Ball’ do desenvolvedor ‘Sega’? Qual você prefere?


Como sabemos, a ideia de distribuir aplicativos fora da App Store não vingou. Inclusive, esse é um dos grandes impasses entre a Apple e a Epic. O julgamento terminou há alguns dias, mas uma decisão deverá levar meses para sair.

Notas de rodapé

  • 1
    Software development kit, ou kit de desenvolvimento de software.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

DXOMARK testa câmera frontal dos iPhones 12; desempenho é igual ao dos modelos Pro

Próx. Post

85% de todos os iPhones em uso já estão no iOS 14

Posts Relacionados