O melhor pedaço da Maçã.

Fim da Wikipedia pode estar próximo. Será mesmo?

WikipediaPor problemas monetários, acreditem. A própria presidente da Wikimedia anunciou oficialmente em uma conferência que está com dificuldades para manter toda a estrutura que dá suporte à Wikipedia, e que se as finanças continuarem do jeito que estão, seria possível manter a enciclopédia por mais 3 ou 4 meses. Vale lembrar que — ainda — não há publicidade nas páginas da enciclopédia.

Publicidade

No blog onde encontrei a notícia, há uma opinião muito interessante do autor:

…and whoever bought it would not only have an amazing marketing tool, they could even control the truth, at least as most of us know it.

Qualquer um que a comprasse não teria apenas uma incrível ferramenta publicitária, mas poderia inclusive controlar a verdade, pelo menos como muitos de nós sabemos.

Tudo bem que estamos na internet, onde podemos ver muito além do que nos é mostrado na TV e em sites de notícias “controlados”. Mas a frase dele dá o que pensar.

Publicidade

Se o YouTube valeu US$1,6 bi, imagino que a Wikipedia poderia alcançar esse preço facinho facinho. E concordo com a opinião de muita gente por aí: se isso acontecer, há grande chance de termos uma Googlepedia num futuro não muito distante.

O outro lado da história é que a Wikipedia poderia estar fazendo apenas um joguinho para incluir publicidade em suas páginas e (ou) conseguir um número maior de doações. Imaginem o faturamento mensal se houvessem banners ou AdSense nas páginas da enciclopédia…

A Wikipedia não vai sumir. Vai é se transformar.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Microsoft anuncia integração do Windows Live ao Windows Mobile 6

Próx. Post

O ‘YouTube’ da Microsoft

Posts Relacionados