O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Respondendo à dúvidas de um futuro Mac user

Assíduo leitor do BLOG.MACMAGAZINE, o Francisco Carneiro entrou em contato com a gente recentemente com algumas típicas dúvidas de um atual usuário do Windows que morre de vontade de migrar para o mundo Mac mas ainda está um pouco receoso. Em vez de respondê-lo via email, preferi fazer um post, já que as dúvidas dele podem ser as mesmas de muitos de vocês.

Publicidade

Preciso comprar algum software específico ou o Mac OS já substitui o Windows perfeitamente?
De modo algum! O Mac OS (X) é um sistema operacional completo, muito mais bonito, estável e intuitivo do que o Windows, inclusive. A primeira vista pode assustar um pouco a falta do menu Iniciar e algumas outras coisas, mas diferente não é difícil. Em poucos dias você se acostuma e pega a manha de tudo. É ótimo usar o Mac OS X.

Vale a pena comprar a suíte Microsoft Office?
Tudo depende das suas necessidades. O Office é um produto maravilhoso — sim, mesmo sendo da Microsoft; inclusive, ela mesmo já soltou uma vez que conseguiu desenvolver o produto melhor para Mac do que a própria versão para Windows, devidas às flexibilidades proporcionadas pelo sistema operacional — e super completo, mas eu o recomendaria para quem realmente necessita dos seus programas diariamente e, principalmente, quem troca muitos arquivos com outras pessoas que também usam o Office — ainda mais os que o utilizam sob a plataforma Windows. Por outro lado, soluções gratuitas (de código-aberto) como o OpenOffice podem satisfazer grande parte dos usuários. Além disso, a própria Apple oferece a suíte iWork com o Pages e Keynote, concorrentes do Word e PowerPoint, respectivamente. Só falta um equivalente para o Excel, mas ele deve vir na nova versão do pacote, que sai a qualquer momento.

Publicidade

Pretendo usar o Boot Camp com o MacBook. Existe alguma possibilidade de lançarem algum vírus que infecte o Mac OS iniciando o ataque a partir do Windows?
Olha, pra ser sincero, hoje em dia tudo é possível, mas eu acho que isso seria bem difícil. Primeiro, pelo que sei, o Boot Camp não acessa os arquivos do Mac — o Parallels, por sua vez, permite que isso seja feito, então algo assim seria mais provável sob o Parallels, não Boot Camp. De qualquer maneira, acredito que ambas as soluções impeçam que isso ocorra. Um ataque no Windows é possível (e bem provável, haha), mas creio que ele só afete e destrua os arquivos dentro da própria máquina virtual rodando o Windows.

Felizmente, a história do Chico (permita-me a intimidade, hehe!) está prestes a mudar e, em uma breve viagem ao Canadá, ele deverá comprar um MacBook branco. Boa sorte pra você, cara!

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Apple TV conecta-se diretamente à web para updates

Próximo Artigo

O melhor da semana 12 de 2007

Posts Relacionados