O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Google Spreadsheets com novidades, em breve Presentations

Semana de novidades na suíte Google Docs & Spreadsheets! Duas delas são importantíssimas e mostram que a Microsoft está realmente na mira do Google; aliás, são as duas novidades mais esperadas até então e as que muitos diziam ser os únicos grandes diferenciais com relação ao Office. Será que agora o bicho pega de vez?

Publicidade

A primeira notícia veio através de um post no blog oficial do Google; a empresa não agüentou tanto segredo e revelou que, até o meio do ano (verão no hemisfério norte) um novo integrante será adicionado à suíte: Presentations.

Sim, tal como o Docs briga com o Word e o Spreadsheets com o Excel, o Presentations baterá de frente com o PowerPoint. E cheio de recursos de colaboração e compartilhamento entre usuários — base do mundo Web 2.0.

Gráficos no Google SpreadsheetsMas as novidades práticas ficaram por conta do Spreadsheets, que foi atualizado e chegou à versão 1.2.1h. Entre os novos recursos estão os tão esperados gráficos, e eles já vieram com tudo. O sistema permite que se criem gráficos dos seguintes tipos:

Publicidade
  • Colunas (+4 sub-tipos, incluindo 3D)
  • Barras (+4 sub-tipos, incluindo 3D)
  • Linhas (+5 sub-tipos)
  • Pizza (+2 sub-tipos)
  • Scatter (+3 sub-tipos)

Para criar um gráfico-exemplo, preenchi quatro células com as legendas dos dados na primeira linha e abaixo os números em porcentagem. Depois, bastou selecionar as células e clicar no novo ícone de criar gráfico na barra de ferramentas do Spreadsheets. A janela abaixo foi aberta com o assistente de criação de gráficos:

Criando gráfico no Google Spreadsheets

Você pode clicar na imagem acima para ampliá-la, ou aqui vemos a caixa de diálogo mais de perto:

Assistente de criação de gráficos no Google Spreadsheets

Depois de configurá-lo à gosto, basta pressionar o botão Save chart e ele será inserido no documento, tal como acontece no Excel. Aí, é possível arrastá-lo para onde quiser e até mesmo redimensioná-lo, para mais ou para menos. Um menu de fácil acesso permite editar o gráfico, apagá-lo ou salvá-lo como imagem no seu computador (em formato PNG):

Gráfico inserido no Spreadsheets

Publicidade

Outra novidade interessante e ótima para os esquecidos ou para quem costuma usar os recursos de colaboração do Spreadsheets constantemente são comentários em planilhas. Agora, é possível adicionar anotações, lembretes e avisos em células. São como post-its posicionados como quiser pelo documento.

Comentários no Google Spreadsheets

Depois de inseridos, eles aparecem como bolinhas bem pequenas no canto superior direito das células. Basta passar o mouse por cima dessas bolinhas e o comentário aparece em overlay. Simples, direito e bem prático.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

DRM no YouTube

Próximo Artigo

QUIZ BLOG.MACMAGAZINE: prêmios estão a caminho

Posts Relacionados