O melhor pedaço da Maçã.

Só a Apple aumentou as vendas de computadores no 3º trimestre [atualizado]

Foto de Taan Huyn no Unsplash
Homem usando Apple Watch, MacBook Pro e AirPods Pro

Sabemos que o mundo ultimamente está passando por uma crise econômica, a qual faz os índices de vendas caírem e dificulta o lançamento de novos produtos. No terceiro trimestre de 2022, as vendas de computadores tiveram uma queda geral, com todas as empresas registrando perdas em seus números, menos uma: a Apple.

Publicidade

De acordo com a IDC, foram 15% de computadores a menos vendidos ao compararmos as estatísticas mais recentes com as do terceiro trimestre de 2021: foram 74,3 milhões de unidades comercializadas, contra 87,3 milhões do mesmo período do ano passado. O preço médio de venda também caiu, após quatro trimestres de alta.

Todas as cinco maiores empresas do ramo registraram decréscimos em relação ao terceiro trimestre de 2021, à exceção da Apple. Ainda assim, a Maçã ficou em quarto lugar em participação no mercado, com 13,5% — e um crescimento de 40,2%. Em primeiro lugar, ficou a Lenovo — com 22,7% de market share, embora tenha registrado 16,1% de queda —, seguida pela HP (17,1%) e pela Dell (16,1%).

No gráfico abaixo, podemos ver, ainda, as variações das fatias de mercado que cada empresa detém desde o terceiro trimestre de 2021. É possível observar como o market share da Apple teve um sensível aumento do segundo para o terceiro trimestre de 2022, bem como em relação ao ano passado. Os dados são oriundos de pesquisas em mais de 90 países.

Por outro lado, a Canalys trouxe dados bastante diferentes, em especial no que tange à Apple. Apesar de a empresa de consultoria não divergir tanto da IDC com relação aos números gerais e de outras empresas, ela foi completamente de encontro em relação à proporção do crescimento da Apple. Para a Canalys, a Maçã cresceu apenas 1,7% no último trimestre quando comparado ao mesmo período do ano passado.

Apesar de a mensagem geral permanecer basicamente a mesma — a Apple foi a única a crescer —, a diferença é excessivamente grande, acima de qualquer margem de erro. As porcentagens das outras empresas, em contrapartida, são compatíveis com o colocado pela IDC, como podemos ver no gráfico acima.

Publicidade

Veremos como as outras firmas de pesquisa analisarão o mesmo período…

Atualização, por Priscila Klopper10/10/2022 às 18:30

Se já não bastassem dados de duas empresas destoando em termos de crescimento ano a ano, agora são três: de acordo com as informações divulgadas pela Gartner, a Apple não só não é a única empresa que aumentou suas vendas, como elas teriam caído drasticamente.

Diferentemente dos dados das outras firmas, a Gartner mostrou que, no terceiro trimestre de 2022, a Apple teve uma perda de 15,6% ano a ano, comparando as unidades vendidas de 2021 (6,866 milhões) com as do mesmo período deste ano (5,795 milhões).

Publicidade

Quando olhamos para os números das outras empresas no ranking, as três firmas parecem estar em concordância (com uma variação aceitável), porém a Maçã está com uma diferença abismal, chegando a ter quase o dobro se compararmos a Gartner com a IDC.

O mais estranho disso tudo é que as três são firmas renomadas e, teoricamente, seus dados são confiáveis. Entretanto, como a Apple não divulga exatamente o número de unidades vendidas, será difícil dar o veredito e afirmar quais delas tem razão.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Monitor Mini-LED de 27″ da Apple chegará no próximo trimestre, diz Ross Young

Próx. Post

Oferta: MacBook Air (M2, 256GB) com 29% de desconto

Posts Relacionados