O melhor pedaço da Maçã.

App Amazon Prime Video agora oferece compras e aluguéis de conteúdo no iOS — mas só nos EUA

Tudo por conta de um programa cuja existência era, até hoje, um mistério
MichaelJayBerlin / Shutterstock.com
Amazon Prime Video

A Apple é notoriamente inflexível no que diz respeito às taxas cobradas na App Store — mesmo com uma nova política de repasses para assinaturas duradouras, introduzida há alguns anos, várias plataformas (como o Spotify e a Netflix) preferem não oferecer uma forma de os usuários assinarem ou comprarem seus serviços pelo iOS, preferindo redirecioná-los aos seus sites oficiais e se livrando da obrigação de compartilhar 30% do valor da compra com a Maçã.

Publicidade

A Amazon realizava uma prática parecida com seu aplicativo de streaming, o Prime Video. Nos Estados Unidos e em alguns outros países, a plataforma oferece aluguel e venda de filmes/séries avulsos aos usuários, como acontece no app Apple TV, da Apple — vale notar que, no Brasil, o app oferece apenas acesso a conteúdos originais ou licenciados por uma taxa fixa mensal.

A questão é que, no aplicativo para iOS, até agora, usuários que tentassem comprar ou alugar conteúdo no app eram indicados a realizar a transação no site da Amazon. Agora, não mais.

Desde ontem, usuários dos EUA podem comprar e alugar conteúdos do Prime Video para iOS sem sair do aplicativo; a infraestrutura de pagamento, entretanto, é da própria Amazon, e não da Apple — o que, a princípio, não seria possível segundo as regras da App Store. Que bruxaria é essa?

Publicidade

Segundo a Apple, é simples: a Amazon passou a fazer parte de um “programa para aplicativos de vídeo premium” — programa esse cuja existência era desconhecida por basicamente todo mundo até agora, mas que, de acordo com informações da Bloomberg, já é utilizado por outros serviços, como o Altice One e o myCANAL, do Canal+ (este último, pasmem, desde 2018).

O programa permite que os serviços utilizem seus próprios sistemas de pagamento dentro dos aplicativos para iOS, presumivelmente podendo ficar com toda a receita gerada com as compras, aluguéis e assinatura. Pelo visto, o benefício é oferecido apenas a algumas parceiras selecionadas da Maçã, e não de forma generalizada — o que pode explicar o fato de a Netflix e o Spotify, por exemplo, nunca terem entrado num esquema semelhante.

Em outras palavras, o programa é basicamente um acordo de comadres: a Apple oferece o benefício a empresas com quem mantém relações amigáveis (e que, na visão dela, não ameaçarão seus próprios negócios) e, em troca, possibilita uma experiência de uso mais satisfatória aos clientes desses apps — o que, às vezes, é preferível a receber alguns dólares a mais na receita trimestral.

Resta saber se agora, que o programa é conhecido publicamente, a Maçã o expandirá para outras empresas. Fica a torcida para que sim.


Ícone do app Amazon Prime Video
Amazon Prime Video de AMZN Mobile LLC
Compatível com MacsCompatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple TV
Versão 10.19.1 (156.6 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na Mac App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Promoções do dia na App Store: Shadowmatic, Smash the Code, Castaway Paradise – Animal Sim Island e mais!

Próx. Post

Conceito imagina como poderia ser o novo app Tempo com elementos do Dark Sky

Posts Relacionados