Há dois dias anunciamos a breve chegada do YouTube no Apple TV, mas um detalhe não havia ficado claro para todos nós, até agora: de acordo com David Moody, vice-presidente mundial de marketing de hardware da Apple, nem todo o catálogo do YouTube estará disponível assim que o update para o produto for liberado — ainda em junho, disse a Apple.
Segundo ele, “milhares de vídeos prontos para o Apple TV” estarão disponíveis, mas todo o catálogo será convertido até o final do ano. “Convertido?” Sim, isso mesmo. Quando acessado via Apple TV, o YouTube disponibilizará os vídeos em formato H.264, ao contrário do tradicional Flash Video (FLV). Além de proporcionar melhor qualidade, ele é mais eficiente no streaming de dados via redes sem fio.
Um dos palpites para tamanha necessidade dessa conversão em massa pode não ser nem mesmo o Apple TV, e sim o iPhone; muitos acreditam que conteúdos em Flash podem não ser suportados no iPhone inicialmente, e o acesso à vídeos do YouTube seria certamente interessante. De fato, tanto iPods como o iPhone reproduzem vídeos codificados em H.264, então é bem provável que o catálogo do YouTube seja disponibilizado para esses aparelhos de alguma maneira ainda este ano.