O melhor pedaço da Maçã.

Siri ganhou fala mais natural em português do Brasil; entenda o motivo

O recurso tem nome e sobrenome: vocalização neural de texto
DenPhotos / Shutterstock.com
iPhone com a Siri sendo acionada

Pergunta para você, que usa a Siri em português do Brasil: notou alguma diferença na “fala” da assistente nas últimas semanas/meses? Mais precisamente, percebeu que a Siri está falando de forma mais natural, sem aqueles resquícios “robóticos” de versões anteriores?

Publicidade

Não, você não está ouvindo coisas: nós do MacMagazine também percebemos, e até discutimos essa mudança em um dos nossos canais do Slack uns dois meses atrás. Até tínhamos uma suspeita da mudança por debaixo dos panos, mas à época, era impossível confirmar. Agora, já sabemos o que ocorreu: a Siri ganhou vocalização neural de texto em português do Brasil.

A novidade já está devidamente sinalizada na página da Apple que lista a disponibilidade dos recursos do iOS/iPadOS por região. Conferindo uma versão arquivada da página, podemos checar que o português do Brasil não aparecia no campo “vocalização neural de texto” em agosto passado — ou seja, a mudança é recente (ou ao menos a página foi atualizada recentemente).

Mas o que diabos é “vocalização neural de texto”, afinal? Bom, a Apple nunca parou para dar grande atenção ao recurso, mas pelo nome podemos inferir que trata-se de uma nova tecnologia de sintetização da fala para a Siri — um processo que envolve operações de aprendizado de máquina mais complexas, e certamente só é possível por conta do Neural Engine mais avançado dos aparelhos recentes da Maçã.

Vale notar, inclusive, que não são todos os dispositivos da Apple capazes de “rodar” a vocalização neural de texto da Siri. No caso dos Macs, por exemplo, apenas computadores com processador M1 podem receber a tecnologia. E o recurso está disponível apenas em idiomas selecionados: além do português do Brasil, ele já chegou também para o inglês, o espanhol, o alemão, o russo, o francês, o mandarim, o sueco, o coreano, o italiano e algumas outras línguas.

dica do @pedro_haz

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Quantos dias preciso trabalhar para comprar um iPhone 13 Pro?

Próx. Post

Nova Carteira MagSafe é integrada ao Buscar, mas com limitações

Posts Relacionados