O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Primeiras impressões de quem teve um iPhone nas mãos

Caixa do iPhoneSemana passada, uma das donas da Apple Premium Reseller em que eu trabalho aqui na Espanha, chegou com uma bolsa misteriosa. Poucos minutos depois, sobre sua mesa, havia uma caixinha negra, nem tão pequena assim. Quando vi, não pude acreditar: era o famoso iPhone!

Publicidade

Depois de perguntar se podia, abri a caixa e vi o brinquedo. Era a versão de 8GB, comprada no eBay e enviada dos EUA. Deve ter saído bem mais caro que os US$599 que a Apple cobra, mas o câmbio favorável ao Euro e a vontade dela e de seu marido de ver de perto a novidade, acabaram fazendo com que eles o comprassem.

Dedos no iPhonePeguei o iPhone com todo cuidado possível, e senti como é leve, apesar de ter a cara de um iPod video, o que causa a impressão de que pesa mais. Entretanto, a memória flash fala mais alto nesse caso, por ser muito mais leve do que um disco rígido, peça que incorpora os iPods atuais de 30 e 80GB. A parte de trás é também de alumínio, ou seja lá que material metalizado é aquele. E já de cara, fiquei espantado com a quantidade de dedos na tela sensível ao toque.

Parte de trásComo não podia deixar de ser, tentei logo acessar o Safari, sem me lembrar que, como o telefone não é compatível com a rede de telefonia celular européia, ele não conseguiria sinal para conectar-se à EDGE, e assim, tive que me contentar em fazer tudo o que fosse possível fazer offline. Como, por exemplo, ver os vídeos que já haviam sido colocados ali pelos seus donos, ou o álbum de fotos e a famosa característica de detecção automática de posição do iPhone, para mostrar em formato retrato ou paisagem.

Publicidade

Nokia vs. iPhone?Ficar brincando com a tela, “folheando” as fotos, capas de CD e listas de contatos com o dedo, é realmente uma sensação de outro mundo. Dá vontade de lotar a memória do iPhone só para ficar passando as coisas de um lado para o outro, e ver esse efeito do aparelho. Inacreditável como é fácil também dar aquele zoom usando dois dedos, e ao final de qualquer operação… botão principal, que é realmente um botão. Aliás, o apetrecho ainda tem um botão para desligar, e um que deve ser para controle de volume – não tive a oportunidade de testar.

iPhone na minha mão!Uma coisa que pode estar deixando já alguma pessoa curiosa, é se é realmente fácil usar o teclado virtual. Já vou avisando: é horrível! Pelo menos para mim, pois tenho dedos que não são finos, e para tentar digitar o endereço deste blog — antes de comprovar que eu estava sem conexão, levei bastante tempo.

Publicidade

Além de ter que fazer a operação com uma só mão, e quase sempre um só dedo, no famoso estilo “cata-milho”, as teclas são muito próximas, e eu acabava esbarrando na letra errada. Tinha que apagar e voltar a escrever, até o momento que começou a dar nervoso aquele tecladinho. Por isso, vou avisando: muita paciência com o teclado, aos que forem comprar o iPhone, seja quando ou onde for.

Chefe comparandoNa sessão de fotos, fiz com que meu chefe segurasse seu celular em uma mão e o iPhone em outra, para fazer uma comparação visual boba. E como ninguém quis tirar foto minha com o telefone, só aparece minha mão nas imagens.

iPhone e caixaMas apesar dos contras que citei, e de não ter aparecido em nenhuma foto (ainda), gostaria de frisar que essas objeções são meros detalhes, completamente superáveis, e o iPhone realmente é um aparelho sensacional. Se eu já fiquei de queixo caído sem tê-lo conectado a algum tipo de Internet, já tenho idéia da reação que vou ter quando puder ver um completamente funcional. E acabei não testando a câmera de fotos dele.

A Europa espera ver os iPhones em dezembro. Meu chute é janeiro ou fevereiro do ano que vem. E no Brasil… vamos ter que esperar que comecem a vender iPhones desbloqueados, ou pelo menos com a capacidade de usar outras redes. Mas isso tudo parece muito complexo atualmente.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Mac OS X Leopard: pré-venda na Amazon.com

Próximo Artigo

Interface do iPod 6G pode ter vazado

Posts Relacionados