O melhor pedaço da Maçã.

CEO da Epic sugere que Fortnite voltará ao iOS em 2023

Diego Thomazini / Shutterstock.com
Fortnite no iPhone

Aparentemente, estamos prestes a testemunhar mais um capítulo na odisseia entre a Apple e a Epic Games, empresa que faz o jogo Fortnite. O CEO1Chief executive officer, ou diretor executivo. da companhia, Tim Sweeney, publicou um curto e evasivo tweet em que sugere que o jogo voltará ao iOS “neste ano”, mas sem dar mais detalhes sobre como e quando isso acontecerá.

Publicidade

O post, feito no dia 31 de dezembro de 2022, diz apenas “No próximo ano, no iOS!”, junto a uma imagem de personagens de Fortnite comemorando com fogos de artifício a virada do ano.

Para quem não se lembra, Fortnite foi retirado da App Store em 2020 após inserir uma opção de fazer compras fora do sistema de pagamentos da loja de aplicativos, o que viola as regras da Apple. A história não acabou nesse passo, tendo em vista que a Epic, então, processou a Maçã e deu início uma interminável disputa judicial.

No mês passado, Sweeney reafirmou que a gigante de Cupertino está adotando práticas monopolistas, além de dizer que a Apple é uma ameaça para a liberdade no mundo. Ele também defendeu o sideloading (permissão para instalar apps de fora da App Store), além de falar que entraria em acordo com a Maçã caso ela abrisse mão do que considera ser monopolista.

Publicidade

Nesse sentido, há basicamente duas hipóteses para o jogo retornar ao iOS. A primeira seria bastante surpreendente: algum tipo de conciliação entre as duas empresas e o jogo voltar à App Store — com isso, a Epic não poderia manter o sistema de pagamentos paralelo ao da Apple. Trata-se de uma hipótese improvável, já que até mesmo a disputa judicial ainda está acontecendo e a própria juíza do caso reconheceu a legalidade da comissão cobrada nas transações feitas pelo sistema da App Store.

A outra possibilidade seria o chamado sideloading, ou seja, instalar o jogo usando um loja de aplicativos própria, fora da App Store. Apesar de esse procedimento ser atualmente proibido pela Apple, a Lei dos Mercados Digitais, da União Europeia, obriga as empresas a abrir lojas de apps para sistemas de pagamentos de terceiros.

A legislação entrará em vigor no final do primeiro semestre deste ano e ainda não se sabe o impacto exato que causará nas atividades das Big Techs, especialmente em matéria de exclusividade de pagamentos. A Apple ainda poderá pressionar por mudanças ou encontrar brechas na lei para resistir a liberar a prática. Também é possível que só liberem-na no espaço da UE.

Publicidade

De qualquer forma, a expectativa é que a lei provoque uma mudança sensível em certas práticas de empresas de tecnologia, além de instituir integrações e processos mais abertos. Talvez tenha sido por isso que Sweeney publicou o tweet, em meio à euforia da virada de ano.

Sigamos acompanhando para ver se Fortnite realmente retornará ao iOS!

via AppleInsider

Notas de rodapé

  • 1
    Chief executive officer, ou diretor executivo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

AirTag ajuda a desmentir United Airlines sobre extravio de mala [atualizado]

Próx. Post

CES 2023: Samsung anuncia monitor 5K à la Studio Display

Posts Relacionados