O melhor pedaço da Maçã.

Asahi Linux agora suporta drivers de GPU da Apple no M1/M2

Asahi Linux com o OpenGL

Os processadores Apple Silicon certamente chegaram para revolucionar a indústria de Macs, mas ainda é um desafio executar com maestria outros sistemas operacionais para além do macOS nesses computadores — isso só é possível, basicamente, usando virtualização.

Publicidade

Enquanto a Microsoft e a Apple não disponibilizam uma forma de executar o Windows nessas máquinas (se é que um dia farão isso), quando se trata de Linux, a coisa está bem mais avançada. Isso, graças ao Asahi Linux, sistema operacional para Macs com Apple Silicon em fase alpha de desenvolvimento.

Obviamente, ele ainda está relativamente distante de chegar à sua primeira versão estável — o que significa que ainda há muita coisa a ser adicionada e corrigida, embora os novos recursos venham sendo adicionados gradualmente a cada nova versão.

A mais recente grande novidade em relação ao SO, por exemplo, é a adição do driver de GPU da Apple. Assim como o SO, ele também é um driver em fase alpha, mas “bom o suficiente para executar uma experiência de desktop suave e alguns jogos”, segundo próprio blog do Asahi.

Publicidade

Com isso, chega ao Asahi Linux o suporte ao OpenGL 2.1 e ao OpenGL ES 2.0, bibliotecas que permitem que apps e jogos utilizem o poder do chip gráfico dos processadores da Apple para renderizar gráficos 2D e 3D.

Segundo os desenvolvedores, o driver é suficiente para executar aceleração de hardware em ambientes desktop (como GNOME e KDE), bem como para rodar jogos 3D mais antigos (como Quake III e Neverball). Isso tudo a 60 quadros por segundo e em resolução 4K.

Agora, o trabalho dos desenvolvedores se encaminha para disponibilizar o OpenGL (ES) 3.0, o qual conta com uma série de novos recursos e, apesar de já estar bem encaminhado, “exigirá um grande esforço de desenvolvimento adicional”.

Publicidade

Por fim, os desenvolvedores também planejam adicionar suporte ao Vulkan. Eles, inclusive, pretendem aproveitar boa parte do trabalho com o OpenGL para a implementação da biblioteca multiplataforma.

via Cult of Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Jogo Dreamlight Valley, da Disney, já está disponível para Macs

Próx. Post

Promoções na App Store: Blur Photo·, ACDSee Pro, Artifact e mais!

Posts Relacionados