Cider, o Rosetta dos Games

Na última WWDC, Steve Jobs trouxe a notícia de que a EA estava trazendo seus últimos lançamentos para a plataforma Mac. Como ela está fazendo isto? Através de uma tecnologia chamada Cider, da Transgaming Technologies.

Publicidade

O que é Cider?
Cider é uma tecnologia desenvolvida pela Transgaming na qual tem como pai o WINE e como irmão o Cedega. A Cider compartilha muito de ser código com a Cedega que é o irmão mais velho do Cider para o Linux. Tanto o Cedega quanto o Cider são desenvolvidos para que sistemas como o Linux e o Mac OS X possam rodar jogos da plataforma Windows quase sem perda de desempenho.

Como essas tecnologias funcionam?
Segundo o site da Transgaming, o Cider é uma engine que possibilita que o Mac OS possa rodar um jogo de Windows sem haver nenhuma alteração no código fonte. Ela trabalha diretamente carregando o jogo do Windows na memória do Mactel, linkando esse código à uma versão otimizada das APIs Win32 do Windows. Com isso, o Cider consegue traduzir o código do Windows de forma que o Mac OS consiga entender.

Publicidade

Através dessa tecnologia, os desenvolvedores conseguem “portar” um jogo para a plataforma Mac sem muito esforço, sem alterar nenhuma linha do código fonte, tornando a portabilidade de jogos para Mac muito mais viável economicamente.

Abaixo segue um vídeo em que são mostrados vários jogos portados através da tecnologia Cider oficialmente e extra-oficialmente:

É impressionante a capacidade do Cider!

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…