O melhor pedaço da Maçã.
Pe3k / Shutterstock.com
Spotify no Google Play

Spotify terá sistema de pagamento alternativo no Google Play

Em meio às crescentes regulamentações ao redor do mundo sobre o funcionamento das lojas de aplicativos e suas estruturas de comissões, o Google anunciou ontem o lançamento de um programa piloto projetado para explorar o que chama de “escolha de cobrança do usuário”.

Publicidade

Mais precisamente, o programa permitirá que um pequeno número de desenvolvedores participantes, começando pelo Spotify, ofereça uma opção adicional de cobrança — além do próprio sistema de cobrança do Google Play — em seus aplicativos. Embora a gigante de Mountain View já tenha um sistema semelhante na Coreia do Sul (para cumprir uma determinação local), essa é a primeira vez que testará o sistema em vários outros países.

O Spotify disse que a opção de pagamento alternativa será lançada em todos os mercados onde o Spotify Premium está disponível — em 184 países/regiões. O Google, no entanto, alertou que o programa começará a ser testado em mercados selecionados, os quais ainda não foram divulgados.

O Google não detalhou quais outros desenvolvedores poderão integrar os testes, mas observou que o Spotify era um “parceiro natural” no projeto, devido ao seu alcance global. A gigante sueca também foi uma das empresas mais vocais sobre as mudanças regulatórias nos sistemas de cobrança das lojas de aplicativos, testemunhando perante o Congresso dos Estados Unidos sobre o assunto, se unindo a grupos de lobby e apoiando a legislação das lojas de aplicativos — incluindo o Open App Markets Act [PDF], ao qual a Apple se opõe fortemente.

Publicidade

Questionado, o Spotify se recusou a dizer que tipo de comissão pagaria ao Google como parte desse teste piloto, observando que o acordo entre as duas era confidencial. Mas um porta-voz da empresa sugeriu que os termos comerciais atendem aos “padrões de justiça” do Spotify.

O Google também se recusou a detalhar a estrutura de comissões envolvida. No entanto, observou que o faturamento pelo sistema alternativo, como é o caso da Coreia do Sul, ainda envolverá uma taxa de serviço, independentemente da opção de pagamento escolhida pelo usuário.

Vale notar que o novo sistema não está disponível imediatamente — levará tempo até que as equipes do Google disponibilizem a opção, nos próximos meses. A Apple, por outro lado, ainda está tentando se adequar às legislações de países específicos — portanto, não existe uma previsão para a companhia lançar um programa como o do Google no futuro próximo.


Ícone do app Spotify: músicas e podcasts
Spotify: músicas e podcasts de Spotify
Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple WatchesCompatível com Apple TV
Versão 8.9.19 (187.8 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

via Bloomberg

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

TweetDeck poderá se tornar pago, parte do Twitter Blue

Próx. Post

Apple usará alumínio de baixo carbono no novo iPhone SE

Posts Relacionados