O melhor pedaço da Maçã.

Apple barra OpenClip e abre possibilidade para chegada de copy & paste no firmware 2.1

Vocês se lembram do OpenClip — framework que possibilitaria copy & paste entre aplicativos no iPhone —, que comentamos aqui no MacMagazine há pouco mais de uma semana? A idéia de implementar a funcionalidade Cocoa NSPasteboard era muito boa, mas já foi barrada numa versão beta do OS X iPhone 2.1.

Publicidade

Para se tornar possível, o OpenClip utilizava uma abertura no software do iPhone que possibilitava diferentes aplicativos acessarem uma área comum da sua memória, viabilizando a criação de um repositório temporário para armazenar e puxar dados. O problema é que, para achar informações “coladas”, o “colador” teria que buscar os diretórios raiz de cada aplicativo em série e, por isso, o firmware 2.1 do iPhone não mais possibilitará a façanha.

Apesar da funcionalidade de copiar e colar conteúdos entre diferentes programas ter sido barrada, os softwares continuam com a habilidade de armazenar dados próprios, o significa que o recurso continuaria funcionando dentro de um mesmo aplicativo, sem problemas.

Publicidade

Seu desenvolvedor — Zac White —, porém, não está satisfeito: “A Apple matou o conceito do atual OpenClip, mas isso não significa que não podemos modificá-lo.” Duas idéias já surgiram em sua mente: utilizar um cartão do Address Book ou até mesmo um servidor remoto para armazenar os dados.

Independente do futuro do OpenClip, a tentativa foi apresentada e certamente mexeu as coisas dentro da Apple — não que eles precisassem disso para ter uma noção do quanto usuários desejam copy & paste em iPhones. No final das contas, essa mudança no firmware 2.1 pode ser um belo indicador para a implementação oficial do recurso por parte da Maçã, hein? Tá mais do que na hora…

[Via: CrunchGear.]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

O Mac OS X também tem seus erros à la Windows…

Próx. Post

BlackBerry Bold apresenta mesmos problemas de recepção de sinal do iPhone 3G

Posts Relacionados