O melhor pedaço da Maçã.

iPhone ou iPod touch – qual devo comprar agora?

Dúvida cruel…

Publicidade

O esperado aconteceu e a Apple finalmente lançou um iPod que é o iPhone sem o telefone… peraí… será?

iPod touch x iPhone?

Os brasileiros não tinham outra alternativa até o momento, senão comprar um iPhone no exterior (ou mandar trazer) por até US$599,00 ou então arriscar a compra em um site de leilões por preços que podiam chegar aos milhares e milhares de reais. Isso, sem contar que seria necessário pagar para alguém ativar o iPhone sem um chip + conta da AT&T ou tentar descobrir uma maneira de fazer isso pelos sites, fórums e blogs muito confusos de tutoriais em inglês que existem pela internet.

Publicidade

Mas até aí você apenas teria iPhone apenas com as funções de iPod touch mais câmera e email via Wi-Fi, nada de usá-lo como celular, nada de YouTube (precisa ser desbloqueado também) etc. Resumindo, será necessário um desbloqueio total do aparelho para conseguir usar seu iPhone como um aparelho celular, que é o que ele é, afinal. Sem isso, seria como comprar um carro com um excelente sistema de som, e não poder dirigi-lo por ai, apenas ficar na garagem usando seu carro para tocar música alta, em um exemplo bem improvável, só pra ilustrar mesmo.

O desbloqueio do iPhone é uma realidade? É. Mas é ainda uma complicadíssima, e ainda não muito bem resolvida, realidade. É algo para muito poucos. Ou você paga, ou tem, até o momento, duas opções trabalhosas: tentar desbloquear via hardware, sujeitando-se a danificar ou perder o aparelho; ou via software, ambos os casos utilizando-se de extensos e complicados tutoriais disponíveis na internet. Não é algo para amadores, para quem não tem um alto conhecimento em termos de hardware e software, que saibam interpretar textos em inglês, pois os brasileiros que já desbloquearam iPhones até o momento preferem postar vídeos no YouTube mostrando que conseguiram a explicar passo-a-passo como fazer isso, o que seria incrivelmente mais útil. Quem sabe um dia, não é? Quem sabe os brasileiros não sejam os primeiros a fazer uma vídeo-aula de desbloqueio do iPhone. Devem ter medo de serem processados. Alguém tem coragem?

Publicidade

Agora existe o iPod touch. E custa o mesmo que um iPhone, que baixou para US$399,00. Então, qual deles devo comprar agora?

Vamos ao comparativo:

Comparativo entre o iPod touch e o iPhone

Publicidade

Veredicto:

Sem dúvida nenhuma, o iPhone é o mais completo, tanto em acessórios que acompanham o aparelho, como suas características, exceto pela capacidade que é de apenas 8GB.

O iPod touch será o aparelho que mais cedo deverá chegar ao país, com suporte, assistência técnica e a garantia que os consumidores brasileiros já têm com relação aos outros iPods.

Quanto às funções de iPod e player de vídeo, o iPod touch tem completo acesso a todas as facilidades que o iPhone teria, inclusive o YouTube que não precisa ser desbloqueado, assim como nenhuma outra função dele precisa ser desbloqueada.

O que comprar?

Se fôssemos olhar apenas pelo aspecto do preço, antes do produto chegar às lojas brasileiras, ou seja, hoje, eu compraria o iPhone. É muito mais, pelo mesmo preço. E com a possibilidade de desbloqueio.

Se fôssemos olhar pelo aspecto da praticidade em começar a usar o aparelho para música, vídeo e internet, a pedida seria o iPod touch. Pois não precisaria de nenhum esforço para desbloqueá-lo, mesmo se for comprado no exterior e trazido para o Brasil antes do produto chegar às nossas lojas. Seria como comprar um iPod qualquer e trazer para o Brasil. É claro que quando estiver à venda por aqui, o preço em Reais será outro, porém teremos a segurança de poder contar com a garantia, assistência e suporte locais.

Usuários mais experientes, ou que queiram enfrentar todo o difícil e obscuro caminho da ativação e o desbloqueio da função de celular do iPhone, podem comprar o produto, pois o preço está muito baixo agora, custa o mesmo que um iPod touch (porém com menor capacidade), e além de celular, email, voicemail, e câmera, já vem com acessórios como dock e carregador de tomada, que, se fossem comprados separadamente custariam uma bela grana a mais. Além disso ele permite o uso de fones Bluetooth, tem caixas de som e microfone embutidos, portanto pode ser usado até para funções de VoIP, o que significa menos gasto com ligações telefônicas.

Pra resumir: iPhone — mais complicado, vale mais a pena. iPod touch — simples como a vida deve ser, menos recursos, maior capacidade.

O escolhido: você é quem decide, as dicas estão no texto acima. O que você acha? O que você compraria? Escreva um comentário contando qual deles você escolheria para comprar hoje e qual o principal motivo da sua escolha.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Enquanto ele leva as palmas, nós levamos os tomates!

Próx. Post

O tema do Mac OS X Leopard no PSP

Posts Relacionados