O Google Spreadsheets, concorrente online do Microsoft Excel e agora também do Apple Numbers, ganhou recentemente algumas melhorias e novidades que deram ainda mais força para o gerenciador de planilhas eletrônicas gratuito do gigante de buscas Google.
Auto-completar células adjacentes
Recurso já presente no Excel há bastante tempo finalmente foi implementado no Spreadsheets, que é a possibilidade de auto-completar células adjacentes. É possível preencher seqüências de números ou entradas de textos semelhantes e, selecionando as células preenchidas, um quadradinho azul aparece no canto inferior direito da seleção, permitindo que o usuário o arraste quantas células seguintes quiser:
O legal é que, no caso do Spreadsheets, o Google integrou o recurso ao projeto Google Sets, que consiste em criar grupos de palavras semelhantes entre si, facilitando o recurso de completar células do gerenciador de planilhas. Na verdade, é a primeira vez que o Google usa o Sets para algo realmente útil, e o mostra para que veio.
Novas funções avançadas
Os hard-users ganharam motivo especial para migrarem para o Spreadsheets. Agora, o produto pode requisitar informações dinâmicas de arquivos XML, HTML, CSV, TSV e até mesmo feeds RSS ou Atom. Os arquivos, claro, precisam estar disponíveis para acesso público. Como a requisição dessas informações não é um processo muito simples, o funcionamento do recurso está todo detalhado nesta página do centro de ajuda do Google Docs & Spreadsheets.
Se quiserem usar o feed do BLOG.MACMAGAZINE, a URL é:
http://feeds.feedburner.com/blogmacmagazine
Soma rápida
A função de somar células já está presente no Spreadsheets desde a sua primeira versão. Porém, um campo que te diz a soma das células selecionadas (informação muito útil no dia-a-dia — tanto é que este recurso está muito bem implementado no Numbers do iWork ’08) não existia até agora:
Sempre que células numéricas estiverem selecionadas (até 1.000, bom número), o canto inferior direito da interface do Spreadsheets mostrará, automaticamente, a soma das mesmas.
Google facilita congelamento de linhas de cabeçalho
Agora está bem mais fácil congelar linhas (até 10) de cabeçalho — aquelas que contém informações que montam a tabela de dados, e não precisam rolar com o resto do documento. Além disso, a barra de congelamento serve agora como função para classificar as células seguintes, de A para Z ou vice-versa. Posicionando o mouse em cima dela, uma barra laranja aparece com o atalho:
Todas as linhas que estiverem em cima da barra cinza serão congeladas. Para definir quais linhas serão congeladas, basta arrastar essa barra (pela parte com linhas na diagonal) até o limite desejado.
Spreadsheets mais compatível
O Google ampliou a compatibilidade do Spreadsheets. Agora, apesar de ainda necessitar (em qualquer caso) de cookies e JavaScript habilitados, ele já funciona perfeitamente nos seguintes navegadores:
- Internet Explorer 6.0 ou superior para Windows (exceto IE 6.0.26)
- Firefox 1.07, 1.5.0.6 ou superior (Mac e Windows — exceto versão 1.0.8 em ambos, e a 1.5b1 no Mac)
- Mozilla 1.7.12 ou superior
- Netscape 7.2 e 8.0
Ele não funciona nos seguintes browsers:
- Internet Explorer 5 (Mac) ou IE 4 (Windows)
- Safari
- IE 6.0.26
- Netscape 4
- Opera
Apesar das funcionalidades de edição do Spreadsheets não funcionarem nestes navegadores, planilhas criadas nele podem ser visualizadas em absolutamente qualquer browser.
Saiba aonde estão seus colaboradores
O recurso de colaboração do Google Docs & Spreadsheets vocês já conhecem. Sim, é possível que mais de uma pessoa trabalhe ao mesmo tempo num mesmo documento.
Agora, porém, a coisa melhorou: enquanto a célula que você está trabalhando tem borda azul, as dos seus colaboradores têm borda verde! Portanto, é possível saber exatamente que parte da planilha eles estão trabalhando.
Que a briga Google vs. Microsoft vs. Apple continue!