O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Google Spreadsheets ganha novidades e integração com o projeto Google Sets

O Google Spreadsheets, concorrente online do Microsoft Excel e agora também do Apple Numbers, ganhou recentemente algumas melhorias e novidades que deram ainda mais força para o gerenciador de planilhas eletrônicas gratuito do gigante de buscas Google.

Publicidade

Auto-completar células adjacentes

Recurso já presente no Excel há bastante tempo finalmente foi implementado no Spreadsheets, que é a possibilidade de auto-completar células adjacentes. É possível preencher seqüências de números ou entradas de textos semelhantes e, selecionando as células preenchidas, um quadradinho azul aparece no canto inferior direito da seleção, permitindo que o usuário o arraste quantas células seguintes quiser:

Auto-completar células no Google Spreadsheets

Publicidade

O legal é que, no caso do Spreadsheets, o Google integrou o recurso ao projeto Google Sets, que consiste em criar grupos de palavras semelhantes entre si, facilitando o recurso de completar células do gerenciador de planilhas. Na verdade, é a primeira vez que o Google usa o Sets para algo realmente útil, e o mostra para que veio.

Novas funções avançadas

Publicidade

Os hard-users ganharam motivo especial para migrarem para o Spreadsheets. Agora, o produto pode requisitar informações dinâmicas de arquivos XML, HTML, CSV, TSV e até mesmo feeds RSS ou Atom. Os arquivos, claro, precisam estar disponíveis para acesso público. Como a requisição dessas informações não é um processo muito simples, o funcionamento do recurso está todo detalhado nesta página do centro de ajuda do Google Docs & Spreadsheets.

Se quiserem usar o feed do BLOG.MACMAGAZINE, a URL é:

http://feeds.feedburner.com/blogmacmagazine

Publicidade

Soma rápida

A função de somar células já está presente no Spreadsheets desde a sua primeira versão. Porém, um campo que te diz a soma das células selecionadas (informação muito útil no dia-a-dia — tanto é que este recurso está muito bem implementado no Numbers do iWork ’08) não existia até agora:

Soma rápida no Spreadsheets

Sempre que células numéricas estiverem selecionadas (até 1.000, bom número), o canto inferior direito da interface do Spreadsheets mostrará, automaticamente, a soma das mesmas.

Google facilita congelamento de linhas de cabeçalho

Agora está bem mais fácil congelar linhas (até 10) de cabeçalho — aquelas que contém informações que montam a tabela de dados, e não precisam rolar com o resto do documento. Além disso, a barra de congelamento serve agora como função para classificar as células seguintes, de A para Z ou vice-versa. Posicionando o mouse em cima dela, uma barra laranja aparece com o atalho:

Congelando linhas no Spreadsheets

Todas as linhas que estiverem em cima da barra cinza serão congeladas. Para definir quais linhas serão congeladas, basta arrastar essa barra (pela parte com linhas na diagonal) até o limite desejado.

Spreadsheets mais compatível

O Google ampliou a compatibilidade do Spreadsheets. Agora, apesar de ainda necessitar (em qualquer caso) de cookies e JavaScript habilitados, ele já funciona perfeitamente nos seguintes navegadores:

  • Internet Explorer 6.0 ou superior para Windows (exceto IE 6.0.26)
  • Firefox 1.07, 1.5.0.6 ou superior (Mac e Windows — exceto versão 1.0.8 em ambos, e a 1.5b1 no Mac)
  • Mozilla 1.7.12 ou superior
  • Netscape 7.2 e 8.0

Ele não funciona nos seguintes browsers:

  • Internet Explorer 5 (Mac) ou IE 4 (Windows)
  • Safari
  • IE 6.0.26
  • Netscape 4
  • Opera

Apesar das funcionalidades de edição do Spreadsheets não funcionarem nestes navegadores, planilhas criadas nele podem ser visualizadas em absolutamente qualquer browser.

Saiba aonde estão seus colaboradores

O recurso de colaboração do Google Docs & Spreadsheets vocês já conhecem. Sim, é possível que mais de uma pessoa trabalhe ao mesmo tempo num mesmo documento.

Agora, porém, a coisa melhorou: enquanto a célula que você está trabalhando tem borda azul, as dos seus colaboradores têm borda verde! Portanto, é possível saber exatamente que parte da planilha eles estão trabalhando.

Que a briga Google vs. Microsoft vs. Apple continue!

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Confirmado: iPod touch não tem Bluetooth!

Próximo Artigo

Crédito de US$100 somente para iPhones ativados via AT&T e nos EUA

Posts Relacionados