O melhor pedaço da Maçã.

Executivos da Apple discutem câmeras do iPhone 13 em entrevista

Na semana em que os aparelhos chegarão ao Brasil, uma rara entrevista nacional da empresa
Thiago Lavado/EXAME
iPhones 13 e 13 Pro

Na semana em que os iPhones 13 desembarcarão no Brasil, o jornalista Thiago Lavado, da EXAME, sentou-se para uma entrevista exclusiva com três executivos da Apple: Jon McCormack (vice-presidente de engenharia de software de câmeras), Graham Townsend (vice-presidente de engenharia de hardware de câmeras) e Louis Dudley (gerente de produto dos iPhones).

Publicidade

O tema da conversa, como vocês podem ter notado pelos cargos dos executivos, foi o avanço das câmeras dos novos aparelhos — avanço não apenas de hardware, com o emprego de lentes melhores e sensores maiores/mais avançados, mas principalmente de software, com a chamada fotografia computacional, que utiliza altas doses de aprendizado de máquina para aprimorar o processamento das imagens e torná-las ainda melhores.

McCormack e Townsend lideram, de forma combinada, mais de 800 funcionários e estão entre os responsáveis por vários desses avanços ao longo dos últimos anos.

Um dos principais desafios nesse trajeto, segundo McCormack, é entender “como fotógrafos e cineastas usaram as ferramentas disponíveis para criar grandes imagens e filmes” ao longo dos últimos 100 anos e, a partir daí, levar essas ferramentas para todos os usuários de iPhones de uma forma simples e acessível.

Se olharmos para uma câmera profissional atual ela vai ter um menu supercomplicado, com botões, modos, discos. Todas essas coisas lhe tiram do momento. Da maneira que enxergamos, a câmera é algo que se encaixa na sua vida e lhe dá a habilidade de pegar pequenas partes dela, colocar em uma garrafa e compartilhar com alguém ou com você mesmo no futuro.

Os executivos também falaram, naturalmente, sobre alguns recursos que estrearam na nova linha de iPhones. O modo Cinema, por exemplo, foi um desafio técnico formidável: “A segmentação de vídeo é tão mais complexa. É preciso capturar a profundidade em uma cena em tempo real em cada um dos quadros, algo que conseguimos com a computação neural do A15 Bionic”, afirmou McCormack.

Publicidade

De qualquer forma, esses e outros recursos — como o novo modo macro dos iPhones 13 Pro [Max] — têm um único objetivo: dar mais flexibilidade aos usuários de iPhones para que eles registrem memórias precisamente da forma que quiserem. Segundo Townsend:

Esse é nosso objetivo. Quando colocamos uma nova lente, estamos olhando em como podemos estender o alcance fotográfico que as pessoas podem atingir, sem ter que lhes dar uma aula especial ou deixar a funcionalidade mais complexa.

A entrevista completa dos executivos pode ser acessada aqui. Vale a leitura!

iPhones 13 Pro e 13 Pro Max
Comprar iPhone 13 de Apple Preço à vista: a partir de R$4.949,10
Preço parcelado: a partir de R$5.499,00 em até 12x
Cores: azul, rosa, meia-noite, estelar, verde ou (PRODUCT)RED
Capacidades: 128GB, 256GB ou 512GB

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Comparativo: AirPods de 3ª geração vs. AirPods Pro

Próx. Post

Vídeo: RE20-BLACK, meu novo microfone para os podcasts

Posts Relacionados