Quem diria… apesar de ter sofrido com críticas em seu primeiro ano de vida, o Apple Music ocupou o primeiro lugar no estudo inaugural da J.D. Power que avaliou a satisfação de usuários com serviços de streaming de músicas.
Foram avaliados na pesquisa os seguintes quesitos (em ordem de importância): desempenho e confiabilidade; facilidade de uso; custo do serviço; conteúdo; comunicação; e serviço ao cliente. As pontuações para cada um desses itens então são refletidos em um índice com escala de 1.000 pontos.
Eis o resultado:
Ainda que o Apple Music tenha ficado em primeiro, é bom notar que ele, o Rhapsody, o Pandora e o Spotify ficaram acima da média geral.
Com o estudo, foi constatado que a satisfação com o serviço de streaming é afetada pelo nível de envolvimento em escutar e compartilhar playlists. Existem quatro perfis distintos de ouvintes: os passivos (44%; que não compartilham seus próprios conteúdos/playlists nem consomem conteúdo de outros); os totalmente engajados (29%; que compartilham seus próprios conteúdos/playlists e consomem conteúdo de outros); os seguidores (22%; que consomem conteúdos/playlists de outros usuários mas não compartilham); e os participantes (5%; que dizem que “sempre” ou “às vezes” compartilham seus conteúdos/playlists mas não consomem de outros).
Segundo Kirk Parsons (diretor sênior e líder de tecnologia, mídia e telecomunicações da J.D. Power), a experiência do cliente parece ser afetada por uma série de dimensões, incluindo se o serviço é pago ou gratuito, a escolha do dispositivo e a seleção de conteúdo. Para ele, no entanto, a chave para o sucesso é cada vez mais o quão bem esses serviços criam um ecossistema de música viável, que não só pode oferecer suporte a vários tipos de dispositivos mas também facilita o compartilhamento social das playlists e a possibilidade de seguir os conteúdos de usuários.
No geral, ficou constatado que serviços pagos geram maior satisfação do que os gratuitos, que a satisfação é mais baixa entre os ouvintes passivos, que a oferta de conteúdo exclusivo melhora a percepção do cliente e que, quanto maior o suporte do serviço em diversos dispositivos e plataformas, melhor.
[via Apple World Today]