O melhor pedaço da Maçã.
Crianças brincando com um iPad

Apple aperta restrições para aplicativos infantis, mas volta atrás em apps de controle de uso

Na última semana, falamos aqui sobre dois assuntos em que a Apple estava envolvida — ambos relacionados à App Store, aos aplicativos direcionados a crianças e aos apps de controle de uso que competem com o Tempo de Uso do próprio iOS. Pois temos novidades em ambos os casos.

Publicidade

Após o surgimento do rumor de que a Maçã apertaria as restrições impostas a aplicativos infantis distribuídos na App Store, a Apple confirmou as especulações ontem mesmo, logo após a abertura da WWDC19. A empresa publicou uma série de atualizações nas diretrizes da sua loja de aplicativos, e a mais significativa traz o seguinte direcionamento:

Diretrizes 1.3 e 5.1.4. Para manter os dados de crianças protegidos, aplicativos na categoria “Infantil” e apps direcionados a crianças não podem incluir softwares de publicidade ou análise de terceiros e não podem transmitir dados a outras partes. Essa diretriz é aplicada imediatamente a novos apps. Apps existentes estão obrigados a segui-la a partir de 3 de setembro de 2019.

Com isso, a Apple assegura que a categoria “Infantil” da loja fique ainda mais protegida da influência avassaladora dos trackers e analisadores de dados — o que certamente representará uma oportunidade de marketing única para os pais e responsáveis das crianças usuárias de iPhones e iPads. Por outro lado, os desenvolvedores terão de rebolar para busca de formas de gerar dinheiro com seus aplicativos sem desrespeitar as regras.

Será interessante ver a reação da comunidade de desenvolvedores ao anúncio.

Apps de controle de uso voltam

O segundo assunto também tem a ver com a atualização nas diretrizes na App Store — mais especificamente, com a nova cláusula abaixo:

Diretriz 5.5. Como o MDM [Mobile Device Management, ferramenta de gerenciamento de dispositivos corporativos] dá acesso a dados sensíveis, apps MDM devem solicitar capacidade de gerenciamento no dispositivo móvel e só podem ser oferecidos por empresas e instituições, como organizações comerciais, educacionais ou governamentais — e, em casos limitados, empresas usando MDM para controle parental. Apps MDM não podem vender, usar ou disponibilizar dados para terceiros em qualquer circunstância, e precisam se comprometer a isso em suas políticas de privacidade.

Com a frase destacada acima, a Apple efetivamente permitiu que vários apps de controle de uso voltem à App Store — aplicativos como o FamilyTime ou o OurPact, que tinham sido removidos recentemente numa movimentação que gerou críticas à Maçã e a suspeita de que a empresa estava promovendo uma “caça às bruxas” a serviços que competissem com seu recurso nativo Tempo de Uso.

Publicidade

Agora, a polêmica está parcialmente resolvida. Os apps em questão poderão voltar a usar o MDM para oferecer as ferramentas de controle e limite de uso, mas, por outro lado, a Apple não liberou a API solicitada pelos desenvolvedores — a qual permitiria que eles abrissem mão do MDM como um todo e construíssem suas ferramentas com base em recursos nativos do iOS.

Publicidade

Bom… pelo menos é melhor do que nada, certo?

via MacRumors

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Sidecar em detalhes: como será o compartilhamento de tela do macOS Catalina em iPads [atualizado]

Próx. Post

iOS 13 tem recurso para combater o envelhecimento de baterias

Posts Relacionados