O melhor pedaço da Maçã.

Como fazer uma instalação limpa do macOS Ventura 13

macOS Ventura 13 em Macs

O macOS Ventura 13 finalmente está entre nós! Entre as principais novidades do novo sistema operacional, está o Stage Manager e a possibilidade de usar as câmeras do seu iPhone como a webcam do computador, por exemplo.

Publicidade

Pois se você está querendo instalar essa versão por aí, saiba que existe a possibilidade de fazer uma instalação limpa dele. Isso fará com que o seu SSD/HDD seja completamente zerado e o macOS seja instalado como se o seu computador tivesse recém-saído da caixa.

Neste artigo, mostraremos como você pode fazer isso!

Antes de tudo… backup!

Para que você não corra o risco de perder as suas informações preciosas, é sempre uma boa ideia fazer um backup dos seus dados.

Publicidade

A forma mais fácil de fazer isso é usando a ferramenta embutida do macOS, chamada Time Machine. Caso já use ele, abra as Preferências do Sistema e confira, antes de instalar o Ventura, se está tudo ativado direitinho e se o último backup feito por ele é recente.

Para que você se livre do “lixo” e até mesmo vestígios de versões mais antigas do macOS, recomendamos que você use um drive externo — seja ele um SSD/HDD, um pendrive ou um cartão SD para, salvar de forma manual todos os seus arquivos importantes.

Caso faça uso do iCloud, uma boa notícia: todos os seus emails, contatos, calendários, anotações, lembretes, senhas no Safari, fotos (desde que esteja utilizando o recurso Fototeca do iCloud) e documentos (que estiverem na Mesa e na pasta Documentos, desde que você esteja utilizando o recurso que envia isso diretamente para o iCloud) serão devidamente “puxados” da nuvem assim que você se logar novamente com o seu ID Apple na máquina.

O que é e como fazer a instalação limpa do macOS

Como já dissemos anteriormente, ao atualizar um sistema operacional da maneira tradicional, ou seja, baixando-o diretamente pelas Preferências do Sistema, pode fazer com que vestígios de sistemas antigos sigam permanecendo na sua máquina.

macOS Ventura 13

É aí que entra a vantagem de se fazer uma instalação limpa do sistema. O ponto positivo disso é que você poderá economizar um bom espaço de armazenamento na máquina, além de poder descartar arquivos que não queira mais usar. Como lado negativo, temos o fato de que você terá que reinstalar todos os aplicativos de terceiros que costuma usar diariamente.

Publicidade

Dito isso, veja como fazer a instalação limpa do macOS Ventura por aí!

Publicidade

Há duas maneiras de fazer isso: usando a recuperação do macOS ou criando um Disco de Inicialização.

Usando a recuperação do macOS

A partir do macOS Sierra 10.12.4, a Apple implementou um recurso muito bacana. Com isso, basta reiniciar o seu computador com as teclas ⌥ option ⌘ command R pressionadas (Intel) ou simplesmente ficar pressionando o botão de ligar (Macs com Apple Silicon) para começar o processo de instalação do macOS.

Ainda em Macs com processadores M1 ou M2, depois de ver a janela com as opções de inicialização, clique no ícone de engrenagem chamado “Opções” e, depois, em “Continuar”.

A parte legal disso tudo é que o sistema instalado será a versão mais recente do macOS compatível com o seu Mac — portanto, se você tem um dos Macs compatíveis abaixo, poderá instalar o macOS Ventura dessa forma.

Os Macs compatíveis com o macOS Ventura 13 são os seguintes:

O lado negativo de fazer a instalação usando a Recuperação do macOS é que o seu Mac ficará inutilizado durante o período do download do sistema. Como isso pode demorar alguns bons minutos/horas (dependendo da sua conexão e dos servidores da Apple), o processo pode ser bem chato — ou seja, certifique-se de fazê-lo num dia livre, em que não precise usar a máquina por tanto tempo.

Note que, para fazer a instalação limpa, será preciso que você apague o disco de inicialização antes de instalar o macOS. E, ao fazer isso de forma permanente, todos os dados armazenados nele são apagados. Portanto, confirme se tudo que você precisa está de fato no seu backup!

Depois disso, siga o seguinte procedimento:

  1. Pode ser necessário inserir a senha do seu usuário do macOS, bem como a de firmware ou a de um usuário administrador do Mac.
  2. Após isso, selecione “Utilitário de Disco” na janela de utilitários da Recuperação do macOS e clique em “Continuar”.
  3. Selecione o dispositivo/volume na barra lateral do Utilitário de Disco.
  4. Clique no botão ou na aba “Apagar”.
  5. Clique em “Apagar” para começar a apagar o disco.
  6. Ao terminar, saia do Utilitário de Disco para voltar à janela de utilitários. Você está pronto para instalar o macOS.

Criando um Disco de Inicialização

Caso opte por essa opção, não há o problema de deixar o computador inutilizável durante o download do macOS Ventura.

Para seguir o processo de criação de um Disco de Inicialização, você vai precisar utilizar um SSD/HDD externo, um pendrive ou um cartão SD (caso o seu Mac tenha um slot para cartões ou você tenha um dongle para isso) para ser o seu disco de inicialização.

Depois, escolha um disco que possa ser completamente apagado e formatado (de preferência, que esteja com um nome sem espaços e sem caracteres especiais), pois o próprio sistema limpará ele. Além disso, é bom que ele tenha pelo menos 16GB de capacidade.

  1. Faça o download do macOS Ventura indo em Preferências do Sistema » Atualização de Software.
  2. Quando ele abrir a janela de instalação de forma automática, feche-a usando o atalho  Q.
  3. No Finder, aba a pasta “Aplicativos”, clique com o botão direito do mouse em “Instalação do macOS Ventura” e selecione “Mostrar Conteúdo do Pacote”.
  4. Vá em Contents » Resources e deixe esta janela aberta.
  5. Abra outra janela do Finder (Arquivo » Nova Janela do Finder ou pelo N), vá em Aplicativos » Utilitários e abra o Terminal. Opcionalmente, em vez de abrir essa nova janela, você pode usar o Spotlight ( barra de espaço) para abrir o Terminal.
  6. Na janela que se abrirá, digite sudo seguido de um espaço.
  7. Agora, naquela janela que você deixou aberta, arraste o arquivo createinstallmedia do Finder para o Terminal.
  8. Digite --volume seguido de espaço.
  9. Conecte o SSD/HDD externo, pendrive ou cartão SD ao seu Mac — ele deverá aparecer na Mesa.
  10. Arraste o volume (ícone) dele para a janela do Terminal.
  11. Pressione return para terminar de enviar o comando.
  12. Caso seja necessário, digite a sua senha de administrador.
  13. Digite y (de “yes”) para permitir que o disco externo seja apagado e pressione return.

O processo de instalação do sistema será iniciado, de forma com que o conteúdo do seu SSD/HDD externo, pendrive ou cartão SD seja apagado e os arquivos do instalador para ele sejam copiados — lembrando que todo esse processo pode demorar um pouco (cerca de 20 a 30 minutos).

Quando o processo estiver concluído, você poderá usar esse SSD/HDD externo, pendrive ou cartão SD para inicializar o instalador do macOS Ventura.

Caso apareça um alerta perguntando sobre o SetFile durante a instalação, você pode escolher a opção “Agora Não” (“Not Now”), já que isso não irá interromper a criação da unidade de instalação USB.

Apagando o seu Mac e instalando o novo sistema

Depois desse processo, você pode seguir o processo abaixo para apagar o seu Mac e instalar o macOS Ventura.

  1. Reinicie o computador mantendo pressionada a tecla  durante a reinicialização (no caso de Macs com Intel); se você tem um Mac com Apple Silicon, fique pressionando o botão de ligar até aparecer uma janela com as opções de inicialização.
  2. Selecione o disco externo criado.
  3. Pode ser que você precise inserir a senha do seu usuário do macOS, assim como a de firmware ou a de um usuário administrador do Mac.
  4. Selecione o Utilitário de Disco e clique em “Continuar”.
  5. Selecione o dispositivo ou volume na barra lateral do Utilitário de Disco.
  6. Clique no botão ou na aba “Apagar”.
  7. Clique em “Apagar” para começar a apagar o disco.
  8. Ao terminar, saia do Utilitário de Disco para voltar à janela de utilitários. Você estará pronto para instalar o macOS!

Com a conclusão do processo, basta adicionar os seus arquivos novamente no Mac — processo que pode ser feito resgatando-os através do Time Machine ou arrastando-os do seu drive externo pelo Finder.


Deu tudo certo por aí? 👨‍💻

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

tvOS 16.1 é liberado com nova interface da Siri

Próx. Post

Leilão da Receita tem iMacs, Watches, MacBooks e iPads

Posts Relacionados