O melhor pedaço da Maçã.
Shutterstock.com
Vacina para a COVID-19

Apple remove “Tinder dos antivacina” da App Store

A Apple removeu da App Store um aplicativo destinado aos chamados antivacina (antivaxx), em uma tentativa de impedir a disseminação de informações incorretas sobre o novo Coronavírus (COVID-19). As informações são da Bloomberg.

Publicidade

O app Unjected foi lançado em maio e promove encontros entre usuários que apoiam a “autonomia médica e a liberdade de expressão” — por isso ele é chamado de “Tinder dos antivacina”.

Mais recentemente, o app implantou um feed — semelhante ao do Facebook — o qual permitia que usuários publicassem conteúdos próprios, o que se tornou uma dor de cabeça para o desenvolvedor do aplicativo, Shelby Thomson.

Ícone do Unjected

Uma análise conduzida pelo Google considerou que o app “policiava de forma insuficiente” o conteúdo gerado pelos usuários. De acordos com emails vistos pela Bloomberg, o Google citou publicações sobre as vacinas contra a COVID-19 — incluindo alegações de que eram “modificadores do gene mRNA experimental” —, bem como menções a microchips e rastreamento.

Publicidade

Depois da pressão do Google, o desenvolvedor removeu o feed do aplicativo. No entanto, outros elementos do aplicativo permaneceram inalterados, incluindo salas de bate-papo e um banco de dados de tipos sanguíneos de usuários.

Depois de ser contatada pela Bloomberg, a Apple retirou o aplicativo da App Store. Em um email para o desenvolvedor, a Maçã disse que o aplicativo “refere-se inadequadamente à pandemia da COVID-19 em seu conceito ou tema”.

A Apple originalmente desaprovou o Unjected durante o processo de revisão inicial e aprovou o aplicativo depois que ele fez alterações para cumprir as políticas da COVID-19. Desde então, os desenvolvedores fizeram declarações externas para seus usuários, bem como atualizações que mais uma vez o deixaram fora de conformidade. Isso é uma violação de nossas diretrizes, que deixam claro: “Se você tentar enganar o sistema, seus aplicativos serão removidos da loja.”

O Unjected é pequeno em comparação às redes sociais mais populares — com cerca de 18.000 downloads, de acordo com a Apptopia. No entanto, essa situação mostra que a Apple e o Google não tolerarão aplicativos que intencionalmente aceitem e encorajem conteúdos falsos — mesmo que não estejam produzindo esse material diretamente.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Acompanhe suas encomendas do mundo todo com o app Parcel

Próx. Post

iPhones poderão ter baterias maiores graças a chips mais finos

Posts Relacionados