O melhor pedaço da Maçã.

Apple fica fora da lista de melhores empresas para se trabalhar

Funcionários de Apple Store

Anualmente, o site de empregos Glassdoor lista as melhores empresas para se trabalhar, e já faz alguns anos que sempre cobrimos a colocação da Apple no ranking. Desta vez, entretanto, é diferente: a notícia divulgada pela CNBC é de que, pela primeira vez em mais de dez anos, a Maçã sequer chegou ao Top 100.

Publicidade

O ranking das melhores empresas para se trabalhar é criado com base nas avaliações dos próprios funcionários de cada empresa no site da Glassdoor. Na última lista, referente ao ano de 2023, foram analisadas “centenas de milhares” de empresas, as quais deveriam ter pelo menos 1.000 funcionários entre outubro de 2021 e outubro de 2022.

A Apple estava em 31º lugar em 2021, e acabou caindo para a 56ª posição em 2022. Assim, a queda foi bastante brusca neste ano. Entretanto, a Maçã não foi a única Big Tech a desaparecer da lista: a Meta — dona do Instagram, do Facebook e do WhatsApp — também não alcançou nenhuma colocação no ranking.

Glassdoor melhor empresas para se trabalhar 2023

Daniel Zhao, principal economista da Glassdoor, afirmou ser “bastante impressionante”, uma vez que ambas as empresas nunca saíram da lista na última década. A Apple já conquista o Top 100 há 15 anos e a Meta já esteve até em primeiro lugar na lista.

Publicidade

A razão de nenhuma das duas chegar ao ranking, segundo o economista, pode ser devido aos desafios enfrentados por ambas ao lidar com seus funcionários nos últimos anos. Por exemplo: a Apple foi duramente criticada durante a pandemia da COVID-19, quando exigia que os funcionários trabalhassem presencialmente pelo menos três dias por semana; já a Meta realizou uma demissão em massa por conta de cortes nos gastos e deixou o restante dos funcionários apreensivos.

Para avaliar as empresas, são analisadas diversas categorias como oportunidades de carreira, remuneração e benefícios, cultura e valores, diversidade e inclusão, alta administração, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, recomendação a um amigo e perspectivas de negócios de seis meses.

Assim, não estar entre o Top 100 não significa que as empresas sejam lugares ruins para trabalhar; porém, isso pode ser um alerta sobre como elas lidam com seus empregados. Vale lembrar também, além dos fatores citados por Zhao, que há um movimento bastante intenso de sindicalização em diversas Apple Stores, o que inclusive tem preocupado os acionistas.

Será que a Maçã retornará à lista no ano que vem? Veremos…

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Oferta: MacBook Pro de 13″ (M2) com desconto de 25%

Próx. Post

Instagram poderá lançar novo “modo Texto”

Posts Relacionados