O melhor pedaço da Maçã.

Opinião: por que a Apple voltará a fabricar alguns de seus produtos nos Estados Unidos

Mac mini com Thunderbolt Display e Magic Mouse

Além de alguns dos novos iMacs já estarem aparentemente sendo produzidos nos Estados Unidos, falou-se sobre os Macs Pro serem levados para lá no ano que vem, mas agora, segundo o DigiTimes, a informação é de que a linha escolhida para retornar a sua fabricação ao território americano será a de Macs mini. A Foxconn seria a responsável pela fabricação do computador mais barato da Apple, ganhando um “Assembled in USA” ao lado do clássico “Designed by Apple in California”.

Publicidade

Mac mini com Thunderbolt Display e Magic Mouse

Tim Cook, CEO da firma de Cupertino, já havia declarado em uma entrevista recente que era desejo dele que uma linha de produção de Macs voltasse a ser produzida nos EUA já a partir de 2013. Isto seria uma manobra da Apple para tentar proteger os segredos industriais de seus produtos.

As recentes batalhas judiciais contra a Samsung e os constantes vazamentos de informações — que na maioria das vezes originam-se de fábricas chinesas, por fazerem parte da cadeia produtiva de iDevices — podem também estar influenciando essas decisões. Antigamente, nem sequer imáginavamos como iria ser o design de um determinado dispositivo, pois os segredos eram guardados a sete chaves. Porém, com o aumento em massa da produção, e devido à popularização de seus produtos, a Apple teve que recorrer a mão de obra chinesa, barata e abundante, e podem ter aumentado aí esses problemas.

Publicidade

Alguns vão dizer que, quando Steve Jobs estava vivo, isso não acontecia — ledo engano, já estava acontecendo sim e, mesmo que estivesse vivo, penso que ele não conseguiria mudar tal fato. Outros também falam que esses vazamentos são propositais, que é tudo “jogada de marketing”. Será? Eu não compartilho desta ideia, afinal, quem gosta de ter suas surpresas reveladas antes da hora? Não seria mais impactante se tudo fosse divulgado como rumor e, chegando ao dia dos eventos especiais, Cook mostrasse um iProduct totalmente diferente dos boatos divulgados? O impacto seria bem maior. Como o vazamento de informações virou um fato quase que corriqueiro, os eventos não possuem mais aquela magia de antigamente — então será mesmo que é tudo estratégia da Apple? Hoje em dia os eventos servem somente para ratificar tais rumores. Não digo 100%, mas esses constantes vazamentos que dão origem a muitos rumores podem estar com os dias contados.

Pode ser que Cook já esteja pensando um pouco mais à frente fabricando os produtos “em casa” — além de gerar mais empregos, ajudando a levantar a economia americana e, por consequência, ganhando a simpatia de mais consumidores e segredos guardados que podem ser considerados verdadeiros trunfos na manga seriam preservados, não dando espaço para que os seus concorrentes copiassem (pelo menos de imediato).

Outro fato também que não é novidade para ninguém é que a China é o paraíso das cópias, onde são produzidos produtos de qualidade duvidosa, mas que estão evoluindo rapidamente. Acho que, neste caso, aplica-se aquele velho ditado: podemos dizer que a Apple “está dormindo com o inimigo” e só agora acordou.

Publicidade

Fazendo isso, os eventos que eram super-aguardados de expectativa voltarão a ter a mesma magia de antigamente? Sinceramente, eu não sei, mesmo porque o mestre do Campo de Distorção da Realidade® não está mais entre nós, mas pelo menos as surpresas continuarão preservadas, sendo elas boas ou ruins. Quem achava que Jobs teria errado na escolha do seu sucessor pode estar repensando agora, vide os motivos supracitados. De bobo, Cook não tem nada — e Jobs por tanto tempo de convivência com ele na Apple sabia disso, com toda certeza.

Ainda segundo o DigiTimes, as vendas dos Macs mini podem chegar a 1,8 milhão de unidades em 2013 por conta da entrada dessas novas linhas automatizadas, cerca de 30% a mais do foi comercializado em 2012.

[via 9to5Mac]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

↪ Segundo dos 12 presentes da Apple é o jogo Score! Classic Goals para iGadgets

Próx. Post

Rumor: Apple e Intel estariam trabalhando juntas para lançar um smartwatch em 2013

Posts Relacionados