O melhor pedaço da Maçã.

Review: iPod nano terceira geração

Logo que pude pôr as mãos no novo iPod nano (que agora toca vídeo), eu aproveitei pra testar tudo nele. Vejam como foi isso.

Publicidade

Novo iPod nano

Começando pela nova interface, totalmente redesenhada, está mais completa, traz mais informações para o usuário sobre o que está acontecendo, sobre o que ele está fazendo no iPod. A nova interface mostra na metade da tela o menu, e na outra metade uma imagem que tem a ver com o conteúdo. E quando conectamos o iPod ao computador, uma tela com ícones e textos (em português, inclusive) que informam ao usuário o que fazer, como por exemplo a tela que mostra o conector do iPod e diz algo parecido com: ejetando o iPod, por favor, aguarde.

Quando posicionamos a seleção sobre o item Podcasts, por exemplo, um ícone de Podcasts aparece do lado direito da tela, e um texto dizendo que não há podcasts disponíveis (porque realmente eu não havia sincronizado podcasts ainda), quando selecionamos o menu Música, aparece a capa de um dos álbuns armazenados na memória de 8GB do brinquedinho. Além disso, os ícones são perfeitos e todos trazem um texto para você ter certeza do que se trata cada item do menu.

Publicidade

Podcasts

Agora você pode também ver quanto espaço disponível há no iPod, quanto está gastando com cada tipo de mídia, quantas músicas, quantos vídeos, fotos etc. Em forma de gráfico, como no iTunes, e também em números.

Publicidade

Gráfico

Os novos jogos lembram os antigos, mas estão mais completos e com gráficos mais ricos. Tem o Vortex, onde você precisa rebater uma bolinha que vai e volta em um túnel com alguns tijolos para acertar. O segundo é o Klondike, uma espécie de Paciência, como o antigo, mas com novo visual e efeitos realistas. E o terceiro jogo é um remix do antigo Quiz Musical, agora chama-se iQuiz, que agora pega informações diversas sobre suas músicas para criar perguntas valendo apostas em dinheiro (de mentirinha), para você adivinhar, por exemplo, se é verdade ou mentira que George Michael e Elton John cantaram juntos a música Don’t Let The Sun Go Down On Me, ou de qual ano é o álbum daquela banda cuja música está tocando agora. Muito divertido, e o jogo tem até uma mulher como apresentadora virtual.

Os novos recursos visuais dos iPods nano pegaram um pouco pesado, ele agora tem Cover Flow, mas isso o deixou um pouco mais lento, como já foi comentado aqui no BLOG em relação aos iPods classic. Tomara que isso também não o torne mais instável. Eu pude até mesmo experimentar o que pode ter sido o primeiro travamento de um novo iPod nano no Brasil, quando dei dois comandos sem um intervalo de tempo muito longo entre eles, o que o fez parar e não responder mais. E ao resetar o iPod nano, descobri outra novidade na interface, a tela de reinício do iPod com a maçã metálica agora não é mais preta, é um gradiente na cor cinza.

Publicidade

Dica: se por algum motivo seu iPod travar, seja ele um nano, ou outro modelo de iPod com tela, uma dica é dar o reset nele. Para isso, coloque a chave Hold em posição de travado, depois volte para destravado e em seguida pressione ao mesmo tempo o botão do centro da clickwheel (botão redondo) e a parte de cima (MENU) por 5 segundos. Ele deverá apagar e reiniciar com a tela da maçã. Se for o iPod shuffle que travou, basta colocar a chave na posição OFF e depois de 5 segundos voltar para a opção ON.

O Cover Flow da nova interface dos iPods é como o do iPhone (mas sem acelerômetro nem tela sensível ao toque) em relação ao seu funcionamento. Você navega entre as capas dos álbuns e ao selecionar uma delas, ela se vira e surge uma tela com as músicas disponíveis nele, basta escolher a música e deixar rolar.

Assistir aos vídeos na nova tela é ótimo. Embora muito pequena para ver um filme, pode quebrar aquele galho em viagens ou filas de banco, e a imagem é perfeita. Ótima também para ver as suas fotos.

SpiderMan 3

São 204 pixels por polegada, a tela de melhor definição de todos os iPods, e cerca de 3 vezes melhor que uma tela de computador que tem apenas 72 pixels por polegada. O brilho é muito forte, então mantenha-no em 50% para não ferir seus olhos, e o áudio continua perfeito, melhor ainda se você utilizar o equalizador gráfico.

EQ

Já que falamos em tamanho, ele é minúsculo! cabe na palma da mão.

Cabe na palma da mão.

É da espessura e um pouco menor que o flip do Motorola V3, eu disse o flip apenas, só para se ter uma idéia.

Comparando com o V3

É muito leve, parece até que é frágil, mas seu corpo totalmente metálico, fosco na frente e cromado atrás, é muito resistente! A tela agora fica a menos de meio milímetro para baixo em relação à carcaça metálica, o que pode ser uma boa para que não se arranhe facilmente. O iPod nano aparenta ser mais fino do que é, pois suas bordas são mais finas que o meio. Isso faz com que os conectores de fone de ouvido e o do cabo USB fiquem parecendo mais largos que ele, ou que estão mal conectados, mas eles ficam bem firmes, é só empurrar até o final. O cabo do fone fica muito preso nele, que o iPod não solta sem um puxão bem forte.

Conectores do iPod nano

E o botão de travar agora está na parte de baixo.

Conectores do iPod nano

Resumindo, ele tem ótimas funcionalidades, gráficos mais bonitos, melhor usabilidade (interface redesenhada), som e imagem perfeitos, é pequeno, fino, leve e muito discreto. E o preço é bem menor que o antigo iPod nano 8GB. Em vez de R$1.399 ele custa menos de R$860.

Veja mais fotos aqui.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

rsizr: redimensionamento de imagens inteligente

Próx. Post

Leopard deve sair só na última semana de outubro

Posts Relacionados