Você já viu um Zune? Não? Nem eu.
Um dos pontos importantes nos novos Zunes é sua nova cor feia: verde meleca é a sua interface. Além de novas cores, tamanhos, capacidades, fones maneiros, rádio, software e interface, a sub-utilizada rede sem fio completa o pacote. (Definindo sub-utilizada: algo que poderia ser melhor utilizada. Que legal que ele tem uma rede sem fios! Mas porque ele não usa isso para acessar a internet? Você paga pelo hardware, mas não pode usá-lo em toda sua plenitude. Será que em uma futura atualização de software este contra pode virar um pró? Ele podia seguir o padrão do primo mais velho, o XBOX360, que faz tudo, até pipoca.)
Confira nos vídeos abaixo como é este magnífico aparelho que pode ser encontrado facilmente em todo o Brasil apenas em uma ou outra loja online, e mesmo assim, só a versão antiga, por enquanto (por enquanto significa: não está a venda ainda, deu pra entender ou tá difícil?). O mais estranho disso, é que a Microsoft dá muito mais atenção ao Brasil, mas quando o assunto é o Zune, isso é o contrário. O tocador de mp3 da Apple ainda domina este mercado, mesmo no Brasil, mesmo com tantos clones toscos e até mesmo concorrentes de classe como os da Sony, LG, Samsung. Só não achamos o da Microsoft nas prateleiras das nossas lojas. Mas quem se importa? Eles não funcionam em Macs mesmo… Eh… ah, esquece.
Este é o Zune sendo apresentado, seu software, sua interface, e sua ABRE ASPAS rede social FECHA ASPAS… (Explicando: para haver uma rede social eh preciso haver PESSOAS USANDO O ZUNE à sua volta!!! Quantas pessoas que você conhece que usam Zune? Esta tentativa de forçar o consumidor a comprar e recomendar o Zune aos amigos, acabou não colando. Não to falando mal do Zune, apenas constatando uma realidade.)
Este é um vídeo de alguém tentando usar usando a nova interface do Zune 2. (Explicando: ele errou 3 vezes ao tentar selecionar um item do menu. Faltou prática, ou o botão não é assim tão fácil de usar.)
E este aqui é um vídeo mais antigo, de um noticiário da CNN avacalhando apresentando o primeiro modelo do Zune… e acabam fazendo publicidade para o iPod.
Não, não tivemos a oportunidade de fazer um review do Zune, não existe este aparelho por aqui! Como eu faria um review dele? Este post é um comentário sobre o Zune. Só isso. Claro que eu estou destacando os pontos fracos. Assim como, logo no início, eu destaquei um dos pontos positivos do aparelho: sua interface. Se quiserem, eu posso elogiá-la mais um pouco. La vai: pelo que pude perceber nos vídeos do Zune e no site do aparelho, a inteface do Zune é muito boa! Além disso, a Microsoft mostrou ter bom gosto, pelo menos na interface gráfica do produto, como podemos ver nos papéis de parede/temas do Zune. A nova tipografia utilizada é muito bonita, a tela é grande, os menus textuais são bons, é tudo muito lindo. Mas poderia ser melhor. Assim como a nova inteface do iPod evoluiu, o Zune poderia ter evoluído um pouco mais neste sentido. Poderia ter auxílio de ícones para o menu. (Imagina se você muda para outra língua por engano? Sem ícones fica mais difícil achar a opção para voltar para a língua que você entenda – se é que isto é possível no Zune.)
Eu fiz o post para que você pudesse ver um pouco sobre o Zune e é óbvio que coloquei aqui as minhas opiniões. Mas a intenção mesmo não é fazer um review, nem definir uma verdade, apenas divulgar o aparelho, e ouvir as suas opiniões a respeito dele. Eu já dei a minha opinião a respeito de alguns pontos do Zune. E você?
Tirem suas conclusões.
Obrigado pelos comentários, pessoal! Continuem participando. 🙂
Ah, você nunca viu um Zune? Não mesmo? Nem eu.