O melhor pedaço da Maçã.

Como ativar/desativar o bloqueio de orientação em certos apps [iPhone e iPad]

sdx15 / Shutterstock.com
Atalhos

O acelerômetro é um componente que está disponível em iPhones e iPads desde as primeiras gerações desses aparelhos. É graças a ele que você consegue alternar a visualização de uma imagem ou de um site entre horizontal ou vertical, por exemplo, simplesmente girando o seu device.

Publicidade

Isso nativamente não muda de acordo com o aplicativo que você estiver usando. Porém, com a ajuda de um simples atalho, você consegue ativar/desativar o bloqueio de orientação da tela em um app específico.

Isso é útil, por exemplo, para deixar a orientação travada em todos os apps e liberar a rotação da tela apenas em apps de vídeo (como YouTube e Vimeo).

Veja como proceder! 📱 🔄

Publicidade

Em um iPhone/iPad com o iOS/iPadOS 14.5 ou posterior, abra o app Atalhos (Shortcuts) — caso ele não apareça por aí, baixe-o gratuitamente na App Store. Em seguida, vá até a aba “Automação” e selecione “Criar Automação Pessoal”.

Na próxima tela, escolha “App” e, na seguinte, toque em “App” para escolher aquele(s) que quiser usar para a automação. Selecione “OK” para confirmar a seleção e certifique-se de que “For Aberto” e “For Fechado” ambas estão selecionadas.

Vá até “Seguinte”, em “Adicionar Ação” e escolha “Definir Bloqueio de Orientação”. Toque em “Seguinte” novamente, desmarque “Perguntar ao Executar” e confirme em “Não Perguntar”. Por fim, selecione “OK”.

E prontinho!

Publicidade

A partir desse momento, sempre que o aplicativo em questão for aberto, a sua orientação será alterada. Lembre-se de que, caso o bloqueio esteja ativado/desativado antes de abrir o app adicionado ao atalho, ele executará a ação contrária.


Ícone do app Atalhos
Atalhos de Apple
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 2.2.2 (142.8 MB)
Requer o iOS 12.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

via MacRumors, How-To Geek

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Como usar o fuso horário no app Calendário [iPhone, iPad e Mac]

Próx. Post

Como ativar o Modo Pouca Energia no iPad

Posts Relacionados