Li hoje no Br-Linux.org que o Banco Real está mudando seu sistema de home banking e a partir do dia 19 próximo exigirá que seus usuários possuam o Windows para acessá-lo:
O Módulo de Proteção do Banco Real foi desenvolvido para funcionar com os sistemas operacionais Windows 95, 98, ME, NT 4.0, 2000 e XP, e navegador Internet Explorer 5.5 ou superior. Com o sistema operacional Windows NT 4.0, 2000 e XP, o Módulo de Proteção também funciona no navegador Firefox 1.5.0.1 ou superior.
Juntem-se à nós:
Isso é um absurdo. Proponho um boicote ao Banco Real (ainda bem que já não sou cliente deles) até que tomem uma providência sobre o assunto. Usuários de sistemas sólidos e seguros são penalizados por causa das brechas do Windows.
Atualização (09/10/2007 às 20:07): tem gente achando que isso é um boato, mas trata-se um fato. Segue imagem abaixo, retirada do site do Banco Real, para comprovar (cliquem para ampliá-la):
Como podem ver, eles já pedem que entrem em contato com a Central de Atendimento quem não possuir computadores que atendam aos requisitos mínimos do Módulo de Proteção. Façam isso, bombardeiem-os de ligações. Em São Paulo, liguem (11) 3553-4445; no Rio de Janeiro, (21) 3460-1303; demais localidades, 0800-2864040.
Atualização 2 (10/10/2007 às 14:55): o Banco Real já alterou a imagem que publicamos acima, confiram.
Pelo que ficamos sabendo, o tal ao Módulo de Proteção será, sim, obrigatório, mas justamente para usuários do sistema operacional Microsoft Windows. Para outros (Linux, Mac OS etc.), ele não será necessário e o acesso ao home banking continuará sendo realizado normalmente. Ficamos contentes com a rápida resposta do Banco Real.