O melhor pedaço da Maçã.

Resenha: iPod touch

Para quem não tem iPhone, a solução de um iPod com funções de computador em tamanho confortavelmente pequeno e tela táctil acaba sendo o iPod touch. Brinquedo da Apple lançado há pouco tempo, esse computador pessoal – quase posso chamar assim – com 8 ou 16GB de capacidade, já é realidade para alguns.

Publicidade

Caixa do iPod touch

A seguir, uma breve descrição do que o iPod touch é capaz, além do link para fotos.

A primeira coisa que espanta, depois de tirá-lo da caixa e sem considerar seu preço, é a espessura. Parece que vai quebrar na nossa mão, de tão fino. Na verdade, ainda poderia ser um pouco mais fino, apesar de que daria um aspecto meio estranho ao iPod. Não é muito leve: a tela sensível ao toque faz com que o conjunto pese pouco menos que um iPod classic de 80GB. Aliás, a tela não parece ter qualidade pior que a do iPhone, nem para ver vídeos. Se bem que, confesso, foi mais difícil conseguir tirar uma boa foto do iPod touch mostrando um vídeo, se comparado a quando ele está com alguma foto aberta, ou simplesmente na tela inicial. Nada que um pouco de bom senso não resolva.

A sensibilidade do toque é incrível, apenas encostar o dedo na tela já faz com que o aparelho reaja com algum comando. Não é preciso apertar com mais ou menos força. Outra coisa que gostei, em relação ao que vi quando peguei em um iPhone pela primeira vez, foi o teclado, mais preciso, digamos que até menos “nervoso”. Acredito que isso possa ser fruto do firmware atual do iPod touch, e é bem possível que, depois de atualizado, o iPhone já esteja com resposta ao toque mais precisa. Entretanto, o certo é que ninguém deveria usar o polegar para escrever nada naquele teclado, a não ser quando o iPod está na horizontal: dessa maneira, as teclas virtuais ficam mais largas, e a digitação melhora incrivelmente.

Publicidade

Se ao digitar um endereço ou qualquer outra palavra, você se esquece de alguma letra, ou erra no meio do texto, basta ir com o dedo sobre o ponto que necessita correção, esperar um ou dois segundos, e uma lupa aparece com um cursor, indicando onde você irá editar o texto. Isso justifica a falta de setas para mover-se pelo que se escreve, apesar de que ainda me dá um pouco de saudades do mouse nesses momentos.

Publicidade

Eu chamei o iPod touch de computador pessoal, basicamente, por um motivo: sua capacidade de conectar à Internet via rede sem fios. Ter um desses é poder ir a qualquer lugar sem precisar levar um computador portátil para se conectar, pois rapidamente se configura a conexão wireless e, uma vez autenticado, o iPod touch já permite que o Safari navegue sem problemas. Contudo, acredito que a Apple poderia ter posto alguma opção para visualizar a senha da rede enquanto ela é introduzida, já que, com um teclado virtual daqueles – que na tela de configuração tem que ser usado na vertical, e isso significa teclas mais estreitas – fica muito fácil digitar a letra errada, ou até duas ao mesmo tempo. Errar no meio de uma senha de 18 caracteres aleatórios pode significar uns dois minutos perdidos na vida, e o tempo é precioso para muitos.

Com o lançamento de programas para o modelo touch, esse iPod tem tudo para ser um sucesso de vendas na história da Apple. Agora, uma conexão Bluetooth não seria má idéia. Quanto mais wireless, melhor, e precisar de um cabo para sincronizar dados e afins é ainda um pequeno obstáculo que deveria ser superado de alguma maneira. Enfim, isso não importa nada. Garanto que qualquer um que experimente o novo brinquedo da Apple – esse sim, sem limitações regionais, como é o caso do iPhone – vai gostar bastante.

Escrever é bom, mas já que eu praticamente não pus nenhuma imagem aqui, que tal ver o iPod touch em ação? Confiram no meu Web Gallery.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple homenageia Al Gore pelo Prêmio Nobel da Paz

Próx. Post

O Natal da Apple

Posts Relacionados