O melhor pedaço da Maçã.

Winclone faz backup e duplica partições do Boot Camp com Windows

Ícone do WincloneEu uso tão pouco o Windows no meu Mac que tenho um disco virtual no meu HD externo, que só serve para momentos de necessidade mesmo — principalmente para testar sites que desenvolvo, graças à Microsoft e seu Internet Explorer. Portanto, não sou público-alvo do Boot Camp, mas isso certamente não é algo generalizado. Aliás, o sistema é bastante usado em ambientes empresariais e educacionais, por isso você saberá como o Winclone é útil.

Publicidade

O que esse programinha gratuito faz é criar uma imagem das partições do Windows no Boot Camp, servindo tanto como backup quanto possibilitando duplicadas em diversas máquinas num mesmo ambiente, por exemplo. Ou seja, basta instalar e configurar o sistema num único computador e depois restaurar todos os dados em novas partições (se você tiver licenças para isso, é claro). Ele integra-se até mesmo ao Apple Remote Desktop, fazendo todo esse trabalho automaticamente em laboratórios equipados com Macs Intel.

O Winclone funciona tanto com o Windows XP quanto com o Vista e é bem rápido: a twocanoes software, sua desenvolvedora, promete uma restauração de imagem de 10GB em menos de 10 minutos. A interface do software também é bem simples e direta, eliminando a necessidade de o usuário ter que ler um manual extenso para conseguir trabalhar com ele.

O Winclone está na versão 2.0.9, obviamente requer o Mac OS X 10.5 ou superior (por causa do Boot Camp) e pode ser baixado aqui (3MB). Como já disse, ele é gratuito, mas doações são sempre bem-vindas.

[Dica do Takashi, obrigado!]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Team17 libera primeiras imagens de Worms para iPhone

Próx. Post

Joy of Tech: guerra dos tweets

Posts Relacionados