O melhor pedaço da Maçã.

Como alterar a hora em caso de problemas na instalação do macOS

nikkimeel / Shutterstock.com
macOS Catalina

Se você já enfrentou problemas ou conhece alguém que teve dificuldades ao reinstalar o macOS devido a um “erro ao preparar a instalação”, saiba que o causador disso pode ter sido o relógio do sistema.

Publicidade

De fato, às vezes a Apple precisa que o seu Mac saiba exatamente que horas são; caso contrário, você pode ter problemas com a sincronização do iCloud, não conseguir fazer login na App Store e baixar atualizações — ou até mesmo que o Mac não se conecte aos servidores da Apple, como veremos neste artigo.

Pode ser que essa sintonia errônea com o horário oficial tenha sido causada manualmente, nas Preferências do Sistema. Contudo, isso também pode ocorrer por algum problema de hardware, já que alguns Macs incluem uma célula de bateria de longa duração projetada para manter o tique-taque do relógio integrado e preservar outras configurações.

Corrigindo o horário pelo Terminal

Se você estiver tentando reinstalar o macOS ou acessar sua chave de recuperação do FileVault com seu ID Apple e não consegue devido ao seguinte problema…

Publicidade

Installation Failed
An error occurred while preparing the installation. Try running again.

…então siga os passos abaixo:

  1. Reinicie a máquina e abra a Recuperação do macOS, mantendo as teclas as teclas R pressionadas.
  2. No Modo de Recuperação, cancele o processo de instalação, vá em Utilitários e abra o Terminal.
  3. Com o Terminal aberto, digite o comando date e pressione Enter.

O sistema deverá forçar uma conexão com os servidores da Apple para atualizar o horário; contudo, se a hora e a data estiverem incorretas, use o comando anterior acrescido da data mais aproximada da sua região para continuar com a instalação ou atualização — lembrando que, de acordo com convenção americana, o mês vem antes do dia.

A ideia é inserir as seguintes informações, respectivamente:

Publicidade
date [mês][dia][hora][minuto][ano]

Cada colchete deve ser substituído por um número de dois dígitos. No meu caso, por exemplo, 11 de setembro de 2020, por volta das 11h51 no horário local, seria o comando a seguir — lembre-se de dar Enter após inserir as informações.

date 091111512020

Em alguns casos, pode ser necessário reiniciar antes que a data e a hora sejam reconhecidas e permitam que você continue. Embora pareça um pouco confuso, isso fará com que o Mac funcione com base em algum horário, mesmo que não 100% exato.

Corrigindo o horário nas Preferências do Sistema

Se o seu problema com o horário for simples (ou seja, se você não está tentando reinstalar o macOS ou algo do tipo), é possível ajustá-lo diretamente nas Preferências do Sistema.

Publicidade

Para isso, abra as Preferência do Sistema pelo Dock, ou então, a partir do menu Apple; em seguida, clique em “Data e Hora”. Não esqueça de se certificar que o seu Mac esteja conectado à internet.

Ajustes de Data e Hora do Mac

Na aba “Data e Hora”, verifique se a opção “Ajustar data e hora automaticamente” está selecionada. Para obter dados de fuso horário mais precisos, clique na aba “Fuso Horário” e selecione a opção “Definir fuso horário automaticamente utilizando a localização atual”.

Ajustes de Fuso Horário do Mac

Se você não estiver conectado à internet, é possível selecionar, manualmente, o fuso horário mais próximo da cidade onde você está no mapa global.

Além disso, se o seu Mac disser que não é possível determinar sua localização atual, volte para o menu principal das Preferências do Sistema e selecione Segurança e Privacidade » Privacidade » Serviços de Localização » Serviços do Sistema » Ajuste de Fuso Horário. 😉


Confira outras dicas para iOS/iPadOS, macOS, watchOS e tvOS na nossa seção de tutoriais!

via Macworld

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Rumor: “Apple Watch SE” não terá display sempre ativo e ECG

Próx. Post

Será que vem aí uma expansão internacional do Apple Card?

Posts Relacionados