Chamado de “iPhone sem telefone” por Steve Jobs, na época de seu lançamento, o iPod touch começa a render à Apple e suas revendas autorizadas as primeiras reclamações. Alguns usuários estão pouco contentes com a duração da bateria ou com o pouco brilho ao ver vídeos, outros tiveram problemas com a saída dos fones de ouvido. Porém o que mais preocupa agora é um problema relatado por alguns clientes, que devolveram seus iPod touch por causa de dead pixels.
Já recebi três clientes onde trabalho, com esse problema, e em uma loja de departamentos que também vende produtos Apple, um vendedor me contou que já tiveram que fazer trocas do produto pelo mesmo problema. A Apple, a princípio, disse que não aceitaria fazer trocas dentro da garantia, porque na verdade o pixel não está “morto”, mas sim, “preguiçoso”. Antes que eu explique o que seria um pixel preguiçoso, preciso dizer que agora a Apple mudou sua linha de pensamento, e começa a aceitar os primeiros envios do player para troca por garantia. Também, se de cada 40 unidades vendidas, 3 apresentam problemas, a coisa é séria.
Os clientes relatam que há uns 3 ou 4 pixels (um pixel é um ponto que compõe a imagem na tela) que demoram para acender ou mudar de cor. Isso não é detectado facilmente, não são os mesmos pixels em todos os aparelhos, e pode demorar uma ou duas semanas para o problema aparecer, sem contar que não é algo que se vê logo ao ligar o iPod. Ou seja, quem tiver problemas de pixel “preguiçoso” em sua tela de iPod touch, deve pegar uma câmera fotográfica, registrar o problema, e levar iPod e imagem à loja que vendeu o produto, ou ligar para o suporte da Apple. Sem alguma imagem, fica muito difícil provar que o aparelho está defeituoso.
A Apple acerta em muitas coisas, mas quando quer dar tiro no próprio pé, não há empresa mais competente…