O melhor pedaço da Maçã.

Apple bane app de IA que se passava pelo Threads, da Meta

Adrian Tusar / Shutterstock.com
Threads na App Store

O Threads, nova rede social da Meta para concorrer com o Twitter, foi lançado no começo deste mês em vários países, incluindo o Brasil. Em poucas horas, como informamos, o app viu milhões de novos usuários — uma atenção que, é claro, foi suficiente para atrair também pessoas com o intuito de surfar essa popularidade.

Publicidade

Mais do que isso, talvez também pelo fato de o Threads não ter sido disponibilizado ainda na Europa, alguns aplicativos de inteligência artificial estão tentando tirar vantagem ao se passarem pela nova rede social.

Um deles é o Threads for Insta, desenvolvido pelo SocialKit TLD e que foi removido da App Store por tentar se passar pela rede social, conforme informações do TechCrunch. O app em si permitia criar publicações por meio de modelos com IA — mas usava o nome e o logo do Threads na divulgação.

Conforme notado pelos desenvolvedores da Mysk, o aplicativo chegou ao topo do ranking de apps mais baixados na categoria de redes sociais da App Store em países como Alemanha, Espanha, França, Holanda e Suécia.

Conheça o aplicativo de rede social número 1 na App Store alemã.
Nota relacionada: a Meta não lançou o Threads na UE.

Ainda de acordo com eles, o aplicativo obteve 300 mil downloads em um curto espaço de tempo — principalmente de usuários na Europa. Após o banimento, os desenvolvedores também observaram que a Apple suspendeu a conta de desenvolvedor — removendo todos os outros aplicativos feitos por eles.

O falso “Threads for Insta” foi baixado pelo menos 300.000 vezes antes que a Apple o removesse silenciosamente.
A App Store não é obrigada a explicar por que o aplicativo foi removido, pelo menos apenas para as vítimas que o baixaram? Isso aumentará a conscientização e educará os usuários sobre como evitar esses golpes.

Copiar aplicativos com crescente popularidade não é uma tendência recente na App Store. No início deste ano, vários aplicativos com “ChatGPT” em seu nome aproveitaram a explosão do chatbot da OpenAI — que à época ainda não tinha lançado um aplicativo oficial — para tentar ganhar adeptos de forma ilegítima.

Isso só mostra que, mesmo em plataformas seguras, como a App Store, é preciso ter cautela e redobrar a atenção na hora de baixar um aplicativo — e, se possível, verificar em outros canais (como na web ou em redes sociais) se há informações que confirmem a existência de um app legítimo e oficial.


Ícone do app Threads, an Instagram app
Threads, an Instagram app de Instagram, Inc.
Compatível com iPhones
Versão 323.0 (127 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple leva Tap to Pay para o Reino Unido

Próx. Post

Apple intensificará uso de IA no iOS com linha “iPhone 15”, diz analista

Posts Relacionados