O melhor pedaço da Maçã.

A briga da Vodafone com a T-Mobile na Alemanha e a exclusividade de operadoras no iPhone

Vodafone quer impedir venda exclusiva do iPhone pela T-Mobile

O grupo britânico de telefonia móvel Vodafone quer impedir a venda exclusiva do telefone iPhone por sua concorrente alemã Deutsche Telekom na Alemanha, se for necessário mediante uma ação judicial. […] De acordo com a imprensa alemã, a T-Mobile havia aceitado reverter para a Apple entre 10% e 30% do faturamento com a venda do iPhone para assegurar a exclusividade. O iPhone é vendido na Alemanha a 399 euros (587 dólares), condicionado a uma adesão à T-Mobile.

vodafoneNão sei exatamente como que funcionam essas leis de parcerias entre diferentes empresas na venda de produtos e serviços — e acredito que isso varie de país para país —, mas se a Vodafone está se mexendo por lá é porque tem algo de errado, pelo menos na Alemanha. Já ouvi falar muito de “venda casada”, mas não sei se seria o caso da aplicação de tal lei com a chegada do iPhone ao Brasil.

Publicidade

De qualquer maneira, pensando friamente no caso, a Apple criou e ela mesma fabrica o aparelho, por que diabos alguém tem que se meter pra dizer para ela como, quando, aonde e por quanto ele tem que ser vendido? Ninguém está obrigando ninguém a comprar o produto. Se ela quer fechar acordos de exclusividades com determinadas operadoras no mundo, a escolha é dela. E o faz porque sabe que muita gente vai querer o iPhone e usa isso como alavanca para essas parcerias multi-milionárias com T-Mobiles e AT&Ts da vida.

[Dica do Marcelo Melo, obrigado!]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Se o Gmail fosse feito pela Microsoft…

Próx. Post

Escolha a memória certa para o seu Mac

Posts Relacionados