O melhor pedaço da Maçã.

Gerenciamento de projetos: você conhece essa profissão?

De vez em quando recebo algumas mensagens — inclusive de leitores do BLOG.MACMAGAZINE — curiosos em saber qual é, exatamente, a minha profissão. Como consta no meu perfil, sou um gerente de projetos.

Publicidade

Por ser ainda uma profissão que há pouco tempo vem ganhando espaço no Brasil, resolvi escrever uma pequena série de artigos onde tentarei esclarecer brevemente o que faz e como trabalha um gerente de projetos.

Atualmente, esta é uma carreira que está muito em voga — principalmente no mundinho dos bancos; construtoras e empresas que trabalham com Tecnologia da Informação — é a de Gerente de Projetos, embora não seja, de modo algum, uma carreira moderna.

Publicidade

O gerenciamento de projetos, como disciplina autônoma, nasceu no final da década de 50, no Pentágono, derivado do trabalho e das técnicas de planejamento e controle utilizadas por Henry Gantt (quem utiliza com freqüência o Microsoft Project sabe do que estou falando…) e Frederick Winslow, cujo principal objetivo de gerenciar a pesquisa e desenvolvimento do míssil Polaris, para a Marinha Norte-Americana (conjuntamente com o Lockheed Corporation). Em 1969 surge o PMI e o resto é história.

No Brasil, esta profissão começou a ganhar força há poucos anos, tornando-se uma alternativa interessante aos profissionais aptos a deixar a atuação eminentemente técnica e partir para a área gerencial. Confesso, no entanto, que me assusta um pouco ver Gerentes de Projetos com 24 ou 25 anos de idade, alguns, inclusive, portanto o título de PMP.

Obviamente não duvido da competência acadêmica e profissional destas pessoas, mas, a meu entender, falta-lhes o essencial: horas de vôo. Um bom gerente de projetos é feito, principalmente, de muitas e muitas horas de suporte; implantação; desenvolvimento e, sem dúvida, muitas longas madrugadas passadas nos datacenters da vida…

Uma coisa eu garanto: o esforço vale a pena!

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

O ‘Grande Irmão’ chega a São Paulo

Próx. Post

Steve Jobs e Apple são capa da ISTOÉ Dinheiro

Posts Relacionados