O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Use o mini-player do iTunes

Sempre me perguntei se usar o mini-player do iTunes faria alguma diferença em termos de uso de CPU e memória, e hoje resolvi fazer uns testes. Para quem não sabe, o mini-player pode ser acessado clicando no botão verde do semáforo do iTunes; ao invés de redimensionar a janela, o programa troca para este modo, mais compacto:

Publicidade

Mini-player do iTunes

Para comprovar minha teoria de que o mini-player consome menos recursos de CPU e menos memória, abri o iTunes ao lado do Activity Monitor e realizei alguns testes. Na imagem abaixo, vejam o consumo mínimo do iTunes, simplesmente aberto, sem reproduzir nenhuma música, e no seu modo de janela maior:

iTunes no Activity Monitor

Publicidade

Nestas condições, ele consumia 1,1% de CPU realizando 11 processos que comiam 98,14MB da minha memória RAM e 1,02GB de memória virtual (swap).

Agora, confiram o consumo de CPU/memória com o iTunes sem música reproduzido, mas em modo mini-player:

Publicidade

iTunes no Activity Monitor

Como podem ver, o uso da memória RAM foi o que caiu, para 97,69MB. Abaixo, voltei o iTunes para o modo de janela maior e coloquei uma música qualquer para ser reproduzida:

iTunes no Activity Monitor

Publicidade

O consumo de CPU ficou nesta média (7,1%), oscilando entre 2-3 pontos percentuais para mais ou para menos — dos 1,1% utilizados originalmente com o iTunes sem reproduzir nada. Mais 3 processos passaram a rodar no aplicativo (totalizando 14) e o uso de RAM foi de 98,14MB para 101,05MB. A memória virtual subiu de 1,02GB para 1,03GB.

Agora, a mesma música tocando em modo mini-player:

iTunes no Activity Monitor

A média de uso de CPU caiu para 5,9% e o uso de memória foi de 101,05MB para 100,69MB.

Minha conclusão é que, no geral, a diferença entre o consumo de CPU e RAM é relativamente pequena entre o modo normal de janela do iTunes e o mini-player, porém esses poucos pontos percentuais de uso de CPU e 1-2MB de RAM podem melhorar um pouco o contexto geral de performance da sua máquina, a depender de quanto tiver de memória e processamento disponíveis. Então, minha recomendação é ouvirem músicas em modo mini-player.

Apenas por curiosidade, vejam o que acontece se eu ligo um plugin de áudio como o SRS iWOW:

iTunes no Activity Monitor

O consumo de CPU disparou para uma média de 21,1%. No dia-a-dia, portanto, não recomendo o uso desse tipo de plugins, até porque se estiver simplesmente ouvindo músicas de fundo, baixinhas, você não precisará do que eles oferecem, não é?

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

iPods 5G ganham nova atualização: 1.2.3

Próximo Artigo

TimeMachineScheduler: mude o tempo de intervalo de backups do Time Machine

Posts Relacionados