O designer carioca Fabio Lopez desenvolveu uma sátira muito bem bolada do famoso jogo de tabuleiro War.
Na sua versão, War in Rio, Fabio substituiu países e continentes por favelas e regiões do maior cartão postal brasileiro, o Rio de Janeiro.
É um jogo bem planejado e realizado: uma paródia irresistível para os amantes do clássico e politicamente incorreto passatempo de guerra. No lugar de invadir Moscou, conquistar a África ou aniquilar os exércitos brancos, que tal invadir a Cidade de Deus, conquistar a Baixada ou eliminar o Comando Vermelho?
Fabio conta que ele utilizou a tecnologia do Google Maps para mapear as áreas das favelas e regiões do Rio de Janeiro para desenvolver o tabuleiro do jogo.
O principal desafio por trás da criação do tabuleiro foi manter na versão alternativa a mesma dinâmica do jogo original.
Segundo ele, as regras do jogo se mantiveram inalteradas, e continuam passando a mesma mensagem do jogo que é comercializado em lojas infantis: matar, destruir, conquistar e aniquilar seus amigos!
Para mais informações sobre o processo de criação, explicações sobre o funcionamento do jogo e mais imagens, vale a pena dar uma conferida no blog do projeto, o War in Rio, o Jogo.
Fabio, muito bom trabalho. Você pode até vender essa idéia para a Grow como mais uma versão do jogo. Show de bola! 😀