Ontem, domingo, dia 2 de dezembro, estreou a TV digital brasileira. Há meses vendo toda essa discussão sobre o preço do conversor digital-analógico — tá caro, não tem jeito de baratear, blá blá blá — reparei que faltou falar o seguinte: qualquer TV analógica continuará a exibir as imagens do mesmo jeito, ou seja, sem a qualidade da digital.
Parece-me que “querido” Presidente, o ministro das Comunicações e os fabricantes de conversores se esqueceram de falar ao grande público sobre este detalhe. Não adianta ter um conversor para receber uma imagem de alta definição se o aparelho de TV não é capaz de exibir essa imagem! A TV digital do Brasil oferece simplesmente NADA de atrativo. Apenas os donos de aparelhos de TV de LCD ou plasma e que moram em São Paulo (capital) serão agraciados com a maior definição da imagem digital. Apenas eles, que são o que? Talvez 0,5% da população brasileira?
Eu não compro um conversor nem hoje, nem nunca. Quando for comprar uma LCD ou plasma, ela já será digital ou terá o conversor embutido. O conversor, pra mim, é igual a dinheiro no lixo. Mais vale esperar e comprar uma TV já feita pra isso.
Qual a opinião de vocês, leitores?