O melhor pedaço da Maçã.

Erro de usabilidade nos aplicativos da Apple?

Erro de usabilidade? Ao acidentalmente fechar um arquivo ao invés de salvá-lo (mantenho o tique de salvar de 5 em 5 minutos, trauma do Windows), observei algo estranhíssimo, dada a enorme preocupação e tempo despendido em estudos de usabilidade pela Apple: o Close, ou Fechar, está no lugar “errado” em todos os programas da Apple que permitem a edição de arquivos.

Publicidade

O equívoco não causa nada grave — se o arquivo possuir alterações não salvas e o usuário acidentalmente clicar na opção para fechar o arquivo, é claro que aparece uma janela para confirmar a ação e salvar as modificações, antes que o arquivo seja fechado. No outro cenário, com alterações já salvas, a janelinha simplesmente fecha.

Colocada dessa maneira, a ação de fechar o arquivo fere alguns princípios de usabilidade, tanto que este foi considerado um menu inseguro no Design de Interação (livrinho muito bom, aliás), e caros leitores, a imagem que demonstra esse erro é do OS 9 ou 8. Embora não prejudique nada, dá para se irritar um bocado e perder tempo. Poucos segundos, dado este nosso meio virtual e a nossa frequente pressa, é muita coisa.

E vocês, se perdem e clicam no lugar errado quando estão com pressa? Vamos descobrir o porque da Apple mantê-lo desse jeito! 😛

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Personalizando o Ubuntu

Próx. Post

Como mudar a imagem de fundo do Mac OS X que aparece na tela de login

Posts Relacionados