MacTech realiza extensivos testes com Parallels, VMWare Fusion e Boot Camp

O MacTech publicou ontem resultado de testes extensivos, realizados deste setembro, com as três grandes opções de virtualização de sistemas operacionais como o Microsoft Windows sob a plataforma Mac: Parallels Desktop, VMWare Fusion e Boot Camp.

Publicidade

Os testes foram feitos em 19 configurações de máquinas diferentes, num total de 2.500 processos analisados. Todos eles foram divididos em três grandes cenários: testes de um passo, tarefas de múltiplos-passos entre o Mac OS X e Windows e benchmarks quantitativos em um MacBook, um MacBook Pro, um Mac Pro e um Fujitsu Lifebook A6025.

Nos testes de um passo, no Windows XP, o Parallels se demonstrou 17% mais rápido que o VMWare Fusion e 1% mais rápido que o Boot Camp. Já sob o Windows Vista, o VMWare Fusion rodou 46% mais lento que o Boot Camp, sendo que o Parallels rodou 44% mais lento que o VMWare Fusion. Nas tarefas de múltiplos-passos (cross-platform), o Parallels foi 6 vezes mais rápido que o VMWare no XP, e 5,2 vezes mais rápido no Vista:

Publicidade

Teste de Bechmarking MacTech

Há uma série de outros testes específicos na página dos resultados, inclusive com aplicativos como Microsoft Word, Excel, Outlook, Internet Explorer, entre outros.

O mais interessante é observar a conclusão dos caras: “…ambos VMWare Fusion e Parallels se portaram muito bem, em ambos tivemos ótimas experiências. Dito isto, o Parallels foi mais rápido no geral que o VMWare Fusion para o XP. Se você precisa da melhor solução para rodar o Vista, porém, o VMWare Fusion é a sua escolha.” Claro, esquecendo a possibilidade de trabalhar com o sistema em conjunto com o Mac OS X, o Boot Camp será sempre a melhor opção para os usuários.

Ambos Parallels e VMWare Fusion foram atualizados desde que os testes foram realizados, todavia. Já que o Fusion agora oferece suporte à processadores com múltiplos núcleos, o desenvolvedor especula que tarefas de múltiplos-passos devem rodar melhor no VMWare do que no Parallels, mas nenhum cenário nestas condições foi testado.

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…