O melhor pedaço da Maçã.

Apple acusada de monopólio digital e por não suportar padrão proprietário da Microsoft

iTunes e iPodsÉ isso mesmo! A Apple ser acusada de monopólio na venda de conteúdo digital a gente já está até acostumado. Ela controla 75% do mercado online de vídeo e 83% do mercado de venda de música digital.

Publicidade

O engraçado agora é que ela está sendo acusada de não suportar o padrão proprietário da sua rival, a Microsoft. O padrão Windows Media Audio (WMA) não é suportado em sua loja online iTunes Store e em nenhum de seus music players, os iPods.

Segundo Stacie Somers, a pessoa sem noção que entrou com a ação, a Apple domina 90% do mercado de music players com HD e 70% do mercado de players baseados em memória Flash. Segundo ele, a Apple estaria restringindo a capacidade de seus aparelhos em tocarem o formato WMA — de acordo com a ação, o hardware dos iPods é capaz de reproduzir o formato e, só não o faz, porque é restringindo pelo software.

Dentre todos os “vendedores” de música digital, a Apple seria a única a não suportar o WMA. Para a Apple, o licenciamento do padrão da Microsoft custaria perto de US$1 milhão ou cerca de US$0,03 por iPod.

Eu sou meio contra esse tipo de ação e não entendo muito bem. Quem compra um iPod hoje, sabe que ele não toca o padrão WMA. Se eu pretendo usar algo com o WMA, eu vou comprar um aparelho de outro fabricante que suporte o padrão da Microsoft. Por que obrigar a Apple suportar algo de seu concorrente? Vai comprar um Zune então e seja feliz! Não enche o saco!

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Onde vamos parar?

Próx. Post

Projeto do Wi-Fi no Rio poderá, sim, substituir assinaturas

Posts Relacionados