O melhor pedaço da Maçã.

CD encontra seu fim: codec HD AAC promete audio sem perda de qualidade

Não teve pra DVD Audio nem Super Audio CD, quem dominará o mercado e acabará definitivamente com o CD tradicional, é uma evolução criada pelos mesmos responsáveis pela revolução que o MP3 provocou no mercado, mas, que ainda assim não foi suficiente pra tirar os disquinhos das prateleiras.

Publicidade

HD-AACO Instituto Fraunhofer, criador do formato de áudio MP3, acaba de anunciar uma evolução do seu codec de áudio AAC, usado pela Apple, que promete dar fim ao já abalado reinado dos CDs, defendido por audiófilos devido a sua qualidade superior comparado ao MP3.

O HD AAC oferece compressão de 24bits com amostragem de 96kHz. Os CDs atuais são gravados com compressão de 16bits e qualidade de 44,1kHz. Portanto, com números consideravelmente elevados em relação ao CD, esse novo padrão promete áudio de qualidade ainda melhor que os encontrados nos disquinhos compactos.

Os atuais colecionadores de CDs, que ainda resistiam ao formato comprimido do MP3, poderão, agora, se render ao mundo do iPod codificando as músicas para o formato HD AAC, já que os arquivos originais presentes no CD não são comprimidos. Quanto aos usuários de iPods, entre outros, e celulares com funções de MP3, o novo formato já pode ser tocado em aparelhos compatíveis com AAC, porém, para ouvir o áudio totalmente sem perdas de compressão, uma atualização do decodificador AAC deverá ser feita. Nada que a Apple não resolva rapidinho!

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Microsoft não vai lançar telefone para concorrer com a Apple

Próx. Post

iPhone é alvo do primeiro cavalo-de-tróia: ignorem o “iPhone firmware 1.1.3 prep”

Posts Relacionados