O melhor pedaço da Maçã.

Pára tudo! Tem um bug vindo aí… em 2038!

Bug do ano 2038 — faltam 30 anos

[…] Mal saímos do bug do milênio e já estão preocupados com outro. […] O problema afeta programas que utilizam a representação de tempo Posix (Interface portátil entre sistemas operacionais), baseada em Unix — sistema operacional que controla a maioria dos servidores. Nessa representação, o tempo é calculado desde 1º de janeiro de 1970 e usa um número binário (representado por zeros e uns) de 32bits. A última data que pode ser representada nesse formato é 03:14:07 de 19 de janeiro de 2038 (32 números 1 seguidos). […]

Evidentemente, depois disto, o calendário voltará para 1970 — ou até memso 1901. O que tem que se fazer? Atualizar a base de dados para 64bits, claro.

Publicidade

— Mas… poxa! Só faltam 30 anos!

Meu Deus do céu, que desespero é este? Pra quê tanto alarde assim? Pessoal, há 30 anos a Apple não tinha nem 2 anos de idade. O primeiro Macintosh — visto como o primeiro computador pessoal (PC), de fato — só foi lançado 6 anos depois, em 1984. O uso de computadores ainda era super restrito; celular era coisa de história em quadrinhos; a internet estava em sua fase embrionária, ainda usada basicamente pelos militares, e no início dos projetos de utilização em universidades norte-americanas.

Vejam o que temos hoje. Será que alguém tem alguma noção (de longe!) do que teremos em 2038? E estão preocupados em migrar bases de dados desenvolvidas anos atrás — quando 32bits era algo de outro mundo — para 64bits?! Tenha dó…

[Dica do Cabral, obrigado!]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Outra forma de usar o clique secundário em Macs com trackpads

Próx. Post

Vídeo-aula: trabalhando com os painéis de cor e fontes em iApps da Apple

Posts Relacionados