O melhor pedaço da Maçã.

Como o “E aí Siri” é entendido em um ambiente com vários dispositivos

Unsplash
Siri

A Siri foi pioneira entre as assistentes pessoais, lá em 2011. Com o tempo, porém, ela acabou sendo passada para trás e outros nomes como a Alexa (da Amazon) e o Google Assistente se tornaram mais inteligentes e mais usados pelos consumidores.

Publicidade

Porém, é inegável que a integração da Siri com produtos da Apple segue sendo imbatível, principalmente para fazer tarefas mais comuns como ajustar um timer ou conferir a previsão do tempo.

Desde o iPhone 6s, a Apple facilita o uso da assistente, possibilitando que você “chame-a” apenas dizendo a frase “E aí Siri” (“Hey Siri”, em inglês) antes de fazer a solicitação, sem precisar estar com o aparelho conectado a uma fonte de alimentação, como era necessário no passado.

Os dispositivos compatíveis com o “E aí Siri” sem precisarem estar conectados à energia (no caso de iPhones e iPads) são esses:

Publicidade
  • iPhones 6s/6s Plus ou posteriores
  • iPad de 6ª geração ou posterior
  • iPad Air de 3ª geração ou posterior
  • iPad Pro de 12,9 polegadas (exceto o de 1ª geração)
  • iPad Pro de 11 polegadas
  • iPad Pro de 10,5 polegadas
  • iPad Pro de 9,7 polegadas
  • MacBook Pro (modelos de 2018 ou posteriores)
  • MacBook Air (modelos de 2018 ou posteriores)
  • iMac Pro
  • iMac (modelos de 2020 ou posteriores)

O que muita gente não sabe é que a Apple tem uma maneira bem inteligente de fazer com que o dispositivo que responder ao seu comando seja o “correto”.

Digamos que você tenha um iPhone, um Mac, um iPad no mesmo ambiente. Quando você diz “E aí Siri”, todos eles se comunicam rapidamente usando o Bluetooth; aquele aparelho que tiver sido usado recentemente ou tiver ouvido melhor a sua voz é o que responderá — e isso é “decidido” em uma fração de segundos.

Caso tenha um HomePod no ambiente, a maioria das solicitações feitas por você serão respondidas pelo alto-falante inteligente (no caso, se a sua Siri estiver configurada para inglês em todos os aparelhos, já que o HomePod ainda não conta com suporte ao português). Se mesmo assim você quiser usar a assistente pessoal em outro dispositivo, pressione o botão lateral/de Início em iPhones/iPads ou levante o pulso/pressione a Digital Crown no Apple Watch.

Como impedir que um dispositivo ouça o “E aí Siri”

Se não quiser que um dispositivo específico ouça o comando “E aí Siri”, a Apple recomenda que você faça uma destas coisas:

Publicidade
  • iPhone/iPad: deixe o aparelho com a tela virada para baixo.
  • Mac: feche a tampa do computador e, se a opção “Permitir Quando Bloqueado” estiver desativada nos ajustes da Siri, ela também não responderá o comando com a tela bloqueada.
  • Verifique se o Bluetooth dos aparelhos está ativado. Se não estiver, é possível que vários deles atendam à solicitação ao mesmo tempo.

Você também pode desativar completamente o “E aí Siri” em algum dos seus dispositivos. Assim, é possível ter certeza de que ele não vai reagir ao comando.

No iPhone/iPad, vá em Ajustes » Siri e Busca e desmarque a opção “Ativar ao Ouvir ‘E aí Siri'”. No Mac, basta ir em Preferências do Sistema » Siri e desmarcar a opção “E aí Siri”.

Já no HomePod, abra o app Casa (Home) e escolha o cômodo onde o alto-falante está localizado. Em seguida, pressione e segure o dedo sobre o ícone do HomePod, toque no botão representado por uma engrenagem e desmarque a opção “Ouvir ‘E aí Siri'”.

Publicidade

No caso do app para macOS, clique com o botão direito em cima do HomePod, escolha a opção “Ajustes…” e desative a opção.

Como o Apple Watch requer que você levante o pulso ou pressione a Digital Crown para chamar a assistente, não é necessário desativar o comando.


Você usa o “E aí Siri” por aí também para facilitar o acesso à assistente pessoal? 😄

via AppleInsider

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Como usar o Apple Watch para localizar o seu iPhone

Próx. Post

Novo “iMac Pro” será lançado em 2022, segundo leaker

Posts Relacionados