O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Qtrax: 25 milhões de músicas de graça, será possível?

Qtrax

Publicidade

O nome do serviço é Qtrax e ele chega prometendo algo que vai gerar muita publicidade gratuita para ele (como esta que vocês estão lendo), mas que pode não expressar a total verdade — ou, pelo menos, omite algumas coisas bem importantes: são mais de 25 milhões de músicas disponíveis gratuitamente via web, para quem quiser.

Peraí: para quem quiser? Nananinanão. Primeiro, só para quem estiver nos Estados Unidos ou na Europa — e, ainda assim, duvido muito que seja toda a Europa. Pior: não funciona com iPods. Isso mesmo; as músicas contém DRM e não são compatíveis com iPods, pelo menos por enquanto. A empresa diz que isso será solucionado até meados de abril, veremos. Para terminar: o primeiro beta do programa só é compatível com o Windows. Uma versão para o Mac OS X está prevista apenas para 18 de março.

DRM é mais do que esperado em um serviço como este, que se propõe a ser gratuito. Para possibilitar algo do tipo, as gravadoras necessitam saber quem está baixando suas músicas, quantas pessoas estão baixando e quantas vezes essas músicas estão sendo tocadas. Os artistas serão então, provavelmente, remunerados a partir de dados como estes.

Publicidade

Espera um pouquinho, mais uma vez; você disse “remunerados?” Sim, é claro. Não estamos entrando num mundo da magia onde tudo é lindo e 100% free. De acordo com o G1, grandes empresas fecharam acordos de patrocínio com o serviço, tais como Microsoft, McDonald’s e Ford. Mais que isto, ele será sustentado principalmente por publicidade. Então, podem esperar uma navegação recheada de anúncios para lá e para cá.

E, falando em gravadoras, apesar de divulgarem já ter fechado acordos com grandes gravadoras como EMI, Sony BMG, Universal Music e Warner Music, todas elas — exceto a Sony — rapidamente se pronunciaram contra o anúncio, afirmando que, apesar de estarem em negociações com o Qtrax, nada de concreto foi firmado, por enquanto. O acervo dessas, portanto, não está liberado para veiculação no novo serviço.

Publicidade

O primeiro beta do Qtrax (para Windows, como disse) estará disponível para download a partir das 3h da manhã, horário de Brasília.

[Obrigado ao Marcus Roberto pela dica!]

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Jobs pede paciência para investidores

Próximo Artigo

ToolPlayer: outro reprodutor de música para Mac OS X

Posts Relacionados