O melhor pedaço da Maçã.

Memórias NAND Flash (SSD) ainda mais rápidas até o final de 2008

NAND Flash (SSD)Como vocês sabem, o MacBook Air é o primeiro portátil da Apple e oferecer uma versão customizada com armazenamento via memórias NAND Flash (SSD), que substitui o tradicional HDD (drive de disco-rígido) por um de estado sólido. As vantagens da nova tecnologia não são poucas: são mais confiáveis e duráveis, mais rápidas em diversas circunstâncias e ainda usam menos bateria.

Publicidade

Mas tudo isso tem um preço, é claro; trocar o HDD de 80GB da versão mais básica do MacBook Air por um SSD de 64GB (sim, com capacidade ainda menor) são US$999 a mais. Sim, quase mil dólares a mais.

O uso cada vez mais intenso dessas memórias (até mesmo pela Apple, em boa parte da sua linha de iPods, e também em iPhones) está, felizmente, fazendo o preço delas despencar — até 75% desde agosto de 2007. Por isso mesmo foi possível oferecer um MacBook Air com SSD, e ainda assim o preço é impensável para muitas pessoas.

Publicidade

A Intel e a Micron acabaram de anunciar o desenvolvimento de uma nova e mais rápida versão de memórias NAND Flash (SSD), que rodará a 200MB/segundo para leitura e 100MB/segundo para gravação. As memórias convencionais de hoje — rápidas como já são — chegam a aproximadamente 40MB/segundo de leitura e apenas 20MB/segundo para gravação.

Inicialmente, os novos drives serão produzidos em versão de 8GB, provavelmente até o final de 2008. Mais uma vez, é claro, o preço dessas memórias deverá disparar com a novidade, e primeiramente serão direcionadas apenas para o mercado profissional e alguns nichos que se interessarão pelo elevado investimento.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Mozilla congela código do Firefox 3.0 Beta 3

Próx. Post

Chefe de mídia digital da Wal-Mart vai para a Apple

Posts Relacionados