O melhor pedaço da Maçã.

Jakob Nielsen realiza testes de usabilidade com o iPad e encontra problemas e dificuldades

Jakob Nielsen, especialista em usabilidade

Jakob Nielsen, especialista em usabilidade

Publicidade

No começo do ano passado, o guru de usabilidade Jakob Nielsen finalmente resolveu analisar o iPhone. Agora, ele volta com um relatório de 93 páginas(!) focado no iPad. Em resumo:

Apps para iPad são inconsistentes e têm baixo nível de descoberta de recursos, com erros frequentes de usuários devido a gestos acidentais. Uma metáfora impressa demasiadamente pesada e estilos de interação estranhos causam ainda mais problemas de usabilidade.

Segundo Nielsen, o iPad não explora bem a sua interface do iPhone, e os recursos os quais compartilha com o irmão menor nem sempre funcionam bem na sua tela grande. Para ele, o iPad ainda é muito “achatado”, deixando o usuário muitas vezes perdido, sem saber onde clicar/tocar.

Publicidade

Nielsen sugere que a Apple pode aprimorar a UI do iPad adicionando dimensionalidade e definindo melhor as áreas de interatividade individual. Para o especialista, a maioria dos apps deveria contar com um sistema de navegação padrão, incluindo recurso de “Voltar”, busca, chamadas “clicáveis” e uma página inicial.

Diante dos relatos que já acompanhamos sobre o iPad, é impossível dizer que o produto e sua interface sejam um fracasso. Todavia, Nielsen analisou aspectos do sistema e dos aplicativos que nele rodam nos mínimos detalhes, e com certeza podemos esperar melhorias nesse sentido em futuras gerações da tablet e de seus firmwares.

O relatório completo de Nielsen pesa 10MB e está disponível para download gratuitamente, em formato PDF.

[via TeleRead]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Poodle Invasion, um jogo espacial no estilo 8 bits muito bacana para iPhones/iPods touch

Próx. Post

Apple ganha patente sobre o design de “docking station” para iPads

Posts Relacionados