O melhor pedaço da Maçã.

Apple destaca vencedores do Swift Student Challenge da WWDC23

Assim como no ano passado, a Apple aproveitou a semana anterior à WWDC23 para destacar três dos vencedores do Swift Student Challenge do evento deste ano. O desafio faz parte da conferência e tem como intuito a construção de um aplicativo usando a linguagem de programação Swift, testando a criatividade de jovens ao redor do mundo para usar a tecnologia a fim de melhorar nossas vidas.

Publicidade

Em 2023, foram 375 ganhadores — um aumento em relação aos 350 do ano passado —, de mais de 30 países e regiões. Os aplicativos premiados cobrem categorias variadas, tais como saúde, esportes, entretenimento e meio ambiente, e seus criadores participarão dos eventos da WWDC, presencial ou virtualmente.

Parabéns aos vencedores do Swift Student Challenge da WWDC deste ano! Estou muito impressionado com a maneira por meio da qual vocês uniram a criatividade às habilidades de programação para desenvolver apps inovadores e que são unicamente seus.

Entre os ganhadores, a Apple escolheu três para destacar, contando sobre os seus aplicativos e suas histórias. Vamos conhecê-los?

A primeira premiada é Asmi Jain, que tem 20 anos e é da cidade de Indore, na Índia. O seu aplicativo — inspirado em um amigo que desenvolveu paralisia facial — tem o objetivo de monitorar movimentos do olho, de modo a auxiliar em exercícios que tenham como objetivo o fortalecimento dos olhos.

Publicidade

Ela espera que o app possa ser utilizado por pessoas com vários tipos de condições oculares, assim como o seu amigo, que tem os olhos desalinhados. A estudante disse que a programação é importante para ela por dar um senso de empoderamento, no sentido de permiti-la contribuir com a comunidade. Ela criou, junto a colegas, um grupo sobre o tema em sua universidade.

O segundo jovem premiado é Yemi Agesin, que tem 21 anos e já morou em países como Alemanha, Nigéria e atualmente reside nos Estados Unidos. Ele destacou essa experiência multicultural como importante para a sua perspectiva enquanto criador.

O seu aplicativo é um jogo de beisebol em primeira pessoa que alude a duas de suas paixões: esportes e filmes — que também envolve seus maiores sonhos. Agesin já tem planos para os próximos apps, inclusive buscando aprender novas técnicas na WWDC.

A programação me dá a liberdade de me sentir como um artista — minha tela é o editor de código e meu pincel é o teclado. […] Usando a programação, eu posso construir mundos que as pessoas podem usar e, ao mesmo tempo, construir uma carreira para mim e que une minha paixões. Sinto-me abençoado e sortudo por viver em uma época e com uma idade em que posso fazer isso.

Por fim, temos Michelle Caliendo, que tem 25 anos e estuda na Apple Developer Academy de Nápoles, na Itália, onde teve o primeiro contato com a linguagem Swift.

Publicidade

A partir da sua paixão pela paleontologia, ela criou um aplicativo que consiste em um jogo da memória envolvendo figuras de fósseis de dinossauros que ela própria desenhou usando o Procreate, no iPad. Ela ressaltou, ainda, importância de usar o tema para promover a conscientização sobre a preservação da biodiversidade, o que a programação a ajuda a fazer.


Incrível ver o resultado desses jovens unindo suas paixões e impressões com a programação e, claro, muita criatividade, não? Com certeza os outros premiados devem ter histórias tão inspiradoras quanto as desses três que conhecemos e é incrível ver a interação do Swift e das soluções da Apple com os seus anseios e pensamentos. 🤩

A WWDC23 acontecerá de 5 a 9 de junho, na semana que vem.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

“iPhones 16 Pro” poderão ter nova proporção de tela

Próx. Post

Jogo No Man’s Sky poderá ganhar versão para o headset da Apple

Posts Relacionados